Os Atlantes de Tula de Allende, no México
julho 21, 2020Guatapé e Piedra del Peñol – o que fazer na Colômbia
julho 26, 2020Você sabe como planejar uma viagem? Quer planejar sua viagem conforme seu gosto, ter a liberdade de ir e vir sem estar preso à agência e ainda por cima gastando menos? Mas não sabe quais passos seguir? Veja aqui nesse post passo a passo de tudo que você precisa saber!
Planejar uma viagem por conta própria não é uma tarefa impossível, porém você precisa ter tempo para pesquisar e planejar sua trip de acordo com o seu gosto.
Antes de mais nada, se você não tem tempo para planejar sua viagem ou simplesmente não gosta de fazer isso, eu posso te ajudar com o serviço de consultoria e roteiros personalizados, onde você receberá tudo prontinho, seu trabalho será apenas de arrumar suas malas!
Se esse não é seu caso e quer planejar sua viagem por conta própria, esse blog conta com muitas dicas para te ajudar e nesse post em específico vou te passar alguns detalhes.
Enfim, vamos ao que interessa!
Escolhendo o destino
Esse é um ponto fundamental da sua viagem. Para onde ir! Aqui temos considerar duas situações: você já sabe para onde quer ir e a situação onde você ainda não decidiu.
Já sei para onde quero ir, quais são os primeiros passos para planejar minha viagem?
Para essa primeira situação, se você já escolheu para onde ir, tenha atenção nos seguintes pontos:
Precisa de visto?
Se sim, verifique como tirar esse visto e se isso pode inviabilizar sua viagem.
ATENÇÃO: ao planejar sua viagem e pesquisar os vôos, veja quais são as opções para esse destino e onde fará conexão. Você precisa verificar se o país de conexão exige visto. Caso exija, você precisa tirar esse visto também! Por exemplo: digamos que você está indo para o México e os voos fazem conexão nos Estados Unidos. Brasileiros não precisam de visto para o México mas precisam para os Estados Unidos. Ou seja, sua viagem pode terminar antes mesmo do embarque, caso você não tenha o visto americano. Alguns países neste caso tem a opção de visto de trânsito. Para obter essas informações você terá que pesquisar cada um dos destinos, pois cada país tem uma política diferente de vistos.
Alguns sites podem te ajudar a ver quais países pedem vistos:
- Site do Itamaraty
- iVisa
- Passport Index
Condições climáticas do destino
Certamente esse é um ponto muito importante e que pode impactar nos seus planos. Pesquise a melhor época para ir no destino desejado. Veja se o destino é rota de furacões, monções, frio extremo, etc. Por exemplo, você quer planejar uma viagem para a Tailândia mas suas férias são em junho, justamente um dos meses das monções da Tailândia. Você pode ter que ficar dias no hotel sem poder sair por conta das chuvas, mas pode ter a sorte de não pegar chuva nenhum dia. Ou ainda: você está disposto a visitar a Europa no inverno rigoroso deles? Ou visitar o oriente médio no verão com calor de 45 graus, você aguenta? Você gosta mais de frio ou calor? Qual estação quer curtir nas suas férias?
O ideal nesses casos é você adaptar suas férias para que ocorram na melhor época do destino. Dias de sol, com pouca chuva e temperaturas suportáveis. Ou correr o risco!
Caso você não possa alterar a data de suas férias e não seja época boa no destino, pense em quem sabe trocar o destino. Ou vá viajar ciente que o clima pode impactar em suas férias. Uma dica para este último caso, é sempre deixar um ou dois dias livres entre os destinos para possíveis imprevistos ou dias de chuva. Não deixe seu roteiro tão apertado.
Outro ponto a levar em conta é o período de alta temporada. Caso você tenha flexibilidade para marcar suas férias, opte por período de baixa temporada mas que seja com boas condições climáticas. Alta temporada tende a ser mais cara e os destinos mais lotados de turistas. Se possível marque sua viagem fora deste período.
Ainda não sei para onde viajar – como planejar sua viagem
Nessa segunda situação, vou sugerir algumas dicas para ajudar na decisão do destino, já que você está aberto a escolhas:
- Faça uma lista de desejos;
- Baseado nessa lista de desejos, faça um levantamento macro de custos e veja se essa viagem cabe no seu bolso (pesquise passagem, valor de hospedagem e custo de alimentação, de forma macro apenas para ter uma ideia de custo do local);
- Veja qual a melhor época para ir à estes destinos que cabem em seu orçamento e analise se pode pegar férias nessas épocas;
- Verifique a necessidade de visto e se você tem como tirar esse visto;
- Avalie questões de segurança;
- Compare as atrações e se o que há nesses destinos batem com os seus gostos.
Quanto custa viajar para seu destino? Como descobrir quanto custará sua viagem?
Conforme comentado anteriormente, o destino tem que caber no seu bolso! Levante os custos do seu destino para saber se é possível você ir para lá. Isso inclui preço das passagens aéreas, transporte interno, alimentação, hospedagem, passeios e visto caso precise. Se você não tem dinheiro o suficiente para o destino, te dou como dicas essas opções:
- Fazer uma viagem de baixo custo, ficando em quartos compartilhados, estilo mochilão.
- Pense também em opções como utilizar Couchsurfing, Free Walking Tour ou até trabalhos voluntários se for o caso (trabalho em troca de hospedagem). Porém não acho viável trabalhos voluntários para férias com tempo muito limitado.
- Considere esperar mais algum tempo até que tenha dinheiro o suficiente para visitar seu destino já que optar por alguma das opções acima não é viável para você.
- Trocar o destino. O mundo tem infinitas opções. Se não é seu destino dos sonhos, porque não dar uma chance para outro lugar?
Mas como vou descobrir quanto custa viajar para tal lugar?
Pesquisando! E muito! Leia blogs de viagem e converse com outros viagens. Outra forma é utilizar as ferramentas abaixo que também podem te ajudar a orçar sua viagem:
- Para passagens: Google Flights, Skyscanner e Decolar.com
- Deslocamentos internos: Rome2Rio
- Hospedagens: Booking, Agoda, Airbnb
- Custos diários e de passeios: site Quanto Custa Viajar
Documentação
Além de verificar se o país destino exige visto, veja quais documentos você precisa para entrar no país. Aí vai uma lista de algumas coisas para você verificar:
- Visto
- Passaporte (alguns países vizinhos do Brasil não exigem passaporte, apenas RG com menos de 10 anos de expedição)
- Seguro de viagem (a Europa por exemplo, exige um seguro de viagem com cobertura acima de 30 mil euros no mínimo)
- Vacinas (vacina da febre amarela é exigida para brasileiros em diversos países)
Esses são alguns pontos a verificar. Consulte o site oficial do governo do país que está viajando ou faça contato com a embaixada para mais informações.
Hospedagens, como escolher uma boa hospedagem ao planejar sua viagem
Antes de tudo você tem que pensar no que quer. Privacidade e sossego? Está viajando sozinho e quer fazer novas amizades? Quer um local todo equipado para você cozinhar? Vai depender do seu estilo para decidir entre hotel, hostel e Air Bnb.
Uma dica válida para todos os tipos de hospedagem é sempre avaliar a localização de onde pretende se hospedar, com o propósito de facilitar na sua logística e assim não perdendo tempo e dinheiro com deslocamentos longos. Ou seja, hospedar-se próximo à estações de metrô, não tão longe das principais atrações e perto de mercados e restaurantes é sempre uma ótima ideia. Use e abuse dos filtros disponíveis nas plataformas de reserva de hospedagens. Eu sempre priorizo localização, principalmente por viajar sozinha, quando vou planejar viagem.
Caso queira optar por hostel, tem esse post aqui explicando certinho como funciona um hostel e com várias dicas para encontrar um hostel de acordo com seu estilo.
Como descobrir as atrações dos lugares que vou visitar
Novamente, consultando blogs de viagem e google. Se você digitar no google o que fazer em tal lugar, vai aparecer várias opções.
Caso pense em reservar passeios ou ingresso das atrações com antecedência, você tem algumas opções, tais como: comprar os tickets diretamente no site da atração em questão e outra dica é utilizar o site Get Your Guide. É um site muito conhecido e bastante utilizado.
Limitações físicas
Caso você tenha alguma restrição de mobilidade, pesquise se o seu destino atende ao que você precisa. Por exemplo, para chegar em várias ilhas da Ásia você tem que subir e descer de barcos, muitas vezes tendo que entrar na água. Isso é uma limitação para você?
Sugiro também a leitura desse post super bacana onde falo sobre dicas de viagem para pessoas com deficiência e com depoimentos de deficientes físicos.
Montando seu roteiro de viagem
Já escolheu o destino e viu quais atrações que quer visitar? Hora de colocar tudo isso no papel e organizar.
Primeiramente, lembre que imprevistos acontecem. Logo, deixe sempre alguns dias de folga no seu roteiro. Não deixe seu roteiro apertado de forma que nada possa sair do planejado. Infelizmente não temos total controle das coisas que acontecem em uma viagem.
Outro fator importante são os dias de deslocamento. Sugiro nunca colocar algum passeio pago ou atração importante no mesmo dia de deslocamento, pois se ocorrer qualquer atraso no seu transfer, impacta diretamente no seu roteiro. Deixe as horas livres dos dias de deslocamento para você bater perna e conhecer a cidade. Se algo der errado, você não tem um impacto muito grande.
Segurança – como planejar sua viagem
Veja relatos de pessoas que já visitaram o destino que você tem em mente, como é em questão de segurança, quais os cuidados que você tem que tomar, e se existe algum tipo de golpe comum aplicado a turistas no destino. Para mulheres viajantes sozinhas é um ponto a considerar. Penso neste tópico como um ponto de atenção e não um fator de decisão. Eu já fui para a Índia e achei muito mais tranquilo do que viajar pelo Brasil. Outro exemplo, novamente o México. Não é muito indicado alugar carro por lá, vários viajantes tiveram problemas com a polícia. Mas isso não precisa inviabilizar sua viagem para lá.
No site do Itamaraty você também encontra recomendações de segurança referente ao país que quer visitar.
Importante: sempre use uma money belt ou doleira, como queira chamar. É aquela bolsinha fininha que vai debaixo da roupa para você levar seu dinheiro e passaporte. Levar um cadeado é sempre bom também.
Se apesar desta dicas terem te ajudado, você está sem tempo ou ainda tem dúvidas sobre como planejar uma viagem, clica aqui e nos mande um e-mail solicitando orçamento para planejamento da sua viagem! Tenho dois serviços para oferecer, a consultoria e o roteiro personalizados. Certamente com esses serviços você economiza o tempo que precisará despender para planejar sua viagem e ainda economiza evitando erros simples de planejamento e contando com o trabalho de quem faz isso a muitos anos!
Contrate seu seguro de viagem
Conforme comentei acima, em alguns países o seguro de viagem é obrigatório! E mesmo não sendo obrigatório, uma conta de hospital no exterior caso você se machuque por exemplo, pode sair bem salgada! Esse é um item indispensável ao planejar sua viagem.
Esse blog tem parceria com a Seguros Promo, uma plataforma onde você pode comparar coberturas e valores das principais seguradoras e fechar seu seguro. E ainda ganha desconto, além de ajudar esse blog se manter. Clique aqui para garantir seu desconto utilizando o cupom IDASEMILHAS5. Neste outro post, veja dicas de como fechar seguro, certamente vai te ajudar.