
Dicas de como planejar sua viagem
julho 21, 2020
O que fazer em Pucón e tudo sobre o Vulcão Villarica
agosto 3, 2020
Se você está cogitando ir para Medellín em uma viagem para a Colômbia, desde já recomendo pelo menos um bate e volta de um dia em Guatapé, a cidade que é conhecida como a mais colorida da Colômbia, além de uma passada em Piedra del Peñol, que é caminho à cidade.
Guatapé é uma cidade muito gostosa para bater perna, aquela cidade pequena, com uma praça central onde tem a prefeitura, uma igreja e vários restaurantes com mesinhas na rua, um lago e várias casinhas coloridas e floridas para você ir apreciando. Além disso a cidade é também procurada para quem quer conhecer as ruínas da Hacienda Manoela, de Pablo Escobar. E fica pertinho de Medellín!

O que fazer em Guatapé
A cidade de Guatapé é um lugar tranquilo e não tão cheio de turistas, ou seja, você pode fazer tudo com calma e sem muito tumulto.
Piedra del Peñol
No caminho de Medellín à Guatapé está a Piedra del Peñol. E é lá do alto da Piedra del Peñol que você tem uma bela vista da represa de Guatapé e arredores. Não se assuste com os 675 degraus que precisará subir até o ponto mais alto da Piedra, vá com calma, no seu ritmo, mas vá, a não ser que você tenha alguma restrição. Seja como for tenha a certeza que será compensado com a vista quando chegar até lá em cima.



Passeio pelo lago e visita às ruínas da Hacienda Manoela, de Pablo Escobar
Você tem a possibilidade de fazer um passeio e visitar as ruínas da Hacienda Manoela, de Pablo Escobar. Mas antes de tudo vale informar que os colombianos não gostam de nada relacionado à Pablo Escobar e o país vem trabalhando fortemente para mudar essa imagem que liga a Colômbia ao tráfico, tanto que hoje é um país seguro para se viajar. Então pense se vale a pena esse passeio, mas se for do seu gosto, saiba que existe e você pode buscar um barco no lago de Guatapé.
Caminhar pelas ruas da cidade e apreciar as casinhas floridas e coloridas
Guatapé é uma cidade muito aconchegante, aquela cidade pequena com ar de cidade pequena mesmo, com uma praça principal, onde tem a igreja da cidade e a prefeitura, além de vários restaurantes ao redor. Dessa forma, uma das coisas mais gostosas de se fazer por lá é justamente apreciar a arquitetura do lugar, ver as casas e os artesanatos.


Os coloridos e vibrantes Tuk Tuks da cidade Guatapé e Piedra del Peñol Caminhando pelas ruas de Guatapé Igreja As casas coloridas de Guatapé
Comer uma Bandeja Paisa
Depois de subir à Piedra del Peñol e conhecer a cidade, que tal repor as energias com um prato tradicional da região? A bandeja paisa é um prato muito bem servido e bem saboroso, típico da região de Antioquia, assim sendo você encontra facilmente em Guatapé. Na bandeja paisa vem feijão, arroz, ovo, uma espécie de torresmo, carne moída, banana, arepa e abacate. Vocês já conseguiram imaginar o quanto pesa no estômago né? Por isso sugiro a parada e subida na Piedra del Peñol antes do almoço!

Quanto tempo ficar em Guatapé
Guatapé é uma cidade pequena, dessa forma você pode optar por um bate e volta de um dia de Medellín à Guatapé ou passar uma noite na cidade. Não precisa mais de um dia para ver tudo.

Como chegar em Piedra del Peñol e Guatapé
Indo de Medellín à Guatapé por conta própria
Ir de Medellín à Guatapé por conta própria é fácil, além de ser muito barato.
Sendo assim, segue instruções: vá de metrô até a estação Caribe, que fica em frente ao terminal de Transportes Norte. Chegando lá procure a cabine 14 e compre uma passagem até la Piedra del Peñol ou para Guatapé. O trajeto dura aproximadamente 2 horas. Antes de chegar a Guatapé, o ônibus faz uma parada para quem quer subir a Piedra del Peñol.
Depois da subida na Piedra del Peñol, para ir até Guatapé volte até onde o ônibus te deixou e pegue um tuk tuk até Guatapé. Todavia o trajeto é curto, menos de 5 quilômetros, o tuk tuk não sai caro. Há também um ônibus que faz o trajeto Piedra del Peñol à Guatapé, o mesmo ônibus que sai de Medellín, porém decidi pelo tuk tuk por questão de tempo.
Ao final, para voltar à Medellín é só perguntar pelo terminal de los buses e comprar seu bilhete de retorno à Medellín. O terminal é pequeno, e fica em uma esquina em frente ao lago.
Indo de Medellín à Guatapé e Piedra del Peñol com tour
Em Medellín você encontra vários tours que fazer esse passeio até Guatapé. Conforme mencionei acima, é tranquilo ir por conta própria, mas se você quer mais comodidade, sugiro optar pelos tours.
Quanto custa ir à Guatapé e Piedra del Peñol por conta própria
Eu fui em maio de 2018 e gastei aproximadamente 55000 pesos contando inclusive o almoço. Ou seja, conte um valor um pouco maior para a data atual, mas nada muito mais elevado que isso.
O ônibus de Medellín à Guatapé custou13000 pesos a ida e 14000 pesos a volta. Mesmo que o valor tenha subido, não será nada muito a mais que isso.
Para subir na Piedra del Peñol foram 18000 pesos e o almoço consegui por 15000 pesos a bandeja paisa com uma cerveja. O valor varia de restaurante para restaurante.
Portanto foi um passeio barato para um lugar muito bonito e agradável. Se você tem um dia livre em seu roteiro, recomendo muito essa visita!
Vai viajar para a Colômbia? Não esqueça de seu seguro de viagem
Esse blog tem parceria com a Seguros Promo e sendo assim, você leitor tem desconto na contratação de seguro de viagem. Clique aqui para dicas de como contratar um seguro e garanta aqui seu desconto!
Além do seguro de viagem, presto serviço de consultoria e roteiros de viagem personalizados, onde você só se preocupará em fazer as malas, o resto é tudo comigo. Veja aqui mais detalhes sobre estes serviços.
Mais alguns posts que podem ser do seu interesse:
- Aplicativos úteis em viagem
- Como conseguir hospedagem de graça usando o Couchsurfing
- O que é hostel e dicas para não cair em cilada
- Dicas para planejar sua viagem
- Free Walking Tour