
Guatapé e Piedra del Peñol – o que fazer na Colômbia
julho 26, 2020
Você sabe o que é um Travel Designer? Consultoria de viagem e roteiros personalizados
agosto 10, 2020
Você sabia que é possível escalar em um vulcão ativo aqui na América do Sul? Esse é o vulcão Villarica em Pucón, no Chile. Pucón foi uma cidade a qual me apaixonei logo de cara. Cidade pequena, muito bem cuidada, organizada, limpa, com boa estrutura para receber viajantes e aos pés do vulcão Villarica. Além disso tudo, de qualquer parte da cidade você consegue ver o vulcão!
Pertencente à região da Patagônia Chilena e à 780 quilômetros da capital Santiago, Pucón é uma cidade um tanto fria como na maioria das cidades da Patagônia. Dessa forma, cheguei em Pucón com muito frio, fazia -3 graus na ocasião.
Antes de tudo, vale uma dica para quem vai visitar qualquer lugar na Patagônia: leve um corta vento!

O Vulcão Villarica
Parte do charme da cidade de Pucón se dá pela presença do vulcão Villarica, que pode ser visto de qualquer ponto da cidade. Contudo, ele é um vulcão ativo e quando eu visitei Pucón em 2015 ele estava em atividade, inclusive à noite era possível ver a borda dele vermelha. Dessa forma, não foi possível fazer a subida ao topo do vulcão, mas pude me divertir bastante tentando esquiar na base dele.
Dito isso, você sabia que é possível fazer essa escalada até a borda do vulcão, que é ativo? Sim, é isso mesmo! Uma das principais atrações de Pucón é a ascensão ao vulcão.

Como fazer a escalada no Vulcão Villarica, tudo o que você precisa saber
Conforme citei acima, não fiz a escalada pois o vulcão estava em atividade, soltando muitas cinzas, o que fez com que todos os passeios de subida ao topo fossem cancelados sem data para retornar. Mas tudo o que estou relatando aqui é baseado em conversas com pessoas que já fizeram essa subida e informações que busquei quando estive por lá.
A subida pode ser feita por conta própria ou há a obrigatoriedade de guia?
Lembre-se, você está subindo em um vulcão! E ativo! Nem pense em fazer isso sem guia sendo um amador. Se você é escalador profissional é outra história, mas sendo amador ou simplesmente um turista em busca de uma aventura, não hesite em procurar uma das várias empresas especializadas na cidade de Pucón. A empresa vai te fornecer os equipamentos necessário e avalie com eles quanto às roupas também, se estão inclusas ou não. Levar snacks que dão energia é uma boa, além de água, é claro.
Quanto tempo dura a escalada no Vulcão Villarica?
A escalada começa cedo, já que há um limite de horário para retornar. Em média, leva-se 6 horas para subir até o topo do vulcão. Lá de cima você consegue ver a cratera com larva e fumaça, além de uma vista panorâmica da região. Não é uma subida fácil, principalmente para quem é sedentário.
Para descer são aproximadamente 2 horas, e é só alegria. A descida é de esquibunda!
Há outras formas de conhecer o vulcão Villarica?
Caso você não queira fazer a escalada, você pode optar por esquiar na base do vulcão. Como as condições climáticas me impossibilitaram de fazer a escalada, optei por esse passeio.
É um tipo de entretenimento divertido, e você vê todo tipo de pessoas praticando e se divertindo. Não precisa ter experiência, e mesmo que você não saiba esquiar, essa modalidade vai te proporcionar muitas risadas e diversão na neve.
E ainda assim, caso você não queira fazer nem a escalada e nem esquiar, pode ir da mesma forma até a base onde consegue ter uma vista muito bonita da região e brincar um pouco na neve.
Eu fiz o passeio com a empresa Pucón Aventura e gostei do trabalho deles, dessa forma, posso recomendá-los.


O que fazer em Pucón além das atividades no vulcão Villarica
Além das atrações citadas acima tais como a subida ao topo do vulcão, esqui e visita à base do Villarica, em Pucón você encontra outras opções de passeio, tanto de esportes radicais como de visitação à lagos e cachoeiras. Sendo assim, aí vai uma lista com várias opções de o que fazer em Pucón:
- Escalada no vulcão Villarica
- Esqui na base do vulcão Villarica
- Visita à base do vulcão com bela vista da região
- Rafting no Rio Trancura
- Visitar as cachoeiras da região
- Ir à alguma das águas termais. A mais conhecida é a Termas Geométricas
- Fazer alguma das trilhas do Parque Nacional Huerquehue
- Visitar Playa Grande (é uma praia com areia vulcânica, logo a areia é bem escura)
- Ir até as quedas da água Ojos del Caburgua
- Visitar o Lago Caburgua
- Fazer canopy e arvorismo
- Caminhar pelo charmoso centrinho da cidade



Onde se hospedar em Pucón
Pucón é uma cidade pequena, sendo assim não tem muito erro. Minha recomendação é você se hospedar perto da Av. O’higgins, que é onde encontrará restaurantes, agências, mercado e tudo o que precisar, ou seja, facilitará sua logística.
Todavia, se deslocamento não é problema para você, pode optar em se hospedar próximo ao lago Villarica.
Lembre-se que a Patagônia é um lugar muito frio, então verifique se na sua hospedagem há calefação.
Precisa de ajuda para montar seu roteiro na região da Patagônia?
Além das todas as dicas deste blog, posso te ajudar com serviços de consultoria de viagem e roteiros personalizados. Caso não me conheça, sou Travel Designer, profissional esse com capacidade de planejar toda sua viagem de acordo com seu gosto, levando em consideração seu orçamento e tempo disponível. Então se você não sabe por onde começar seu planejamento ou até mesmo está sem tempo para essa tarefa, conte comigo!
Precisando de seguro de viagem? Garanta aqui seu desconto!
Por fim, temos parceria com a Seguros Promo que te garante um bom desconto na contratação informação o código IDASEMILHAS5 através deste link. A Seguros Promo é uma empresa onde você pode comparar os preços e coberturas de várias seguradores e fechar o seguro mais adequado para você.