O que fazer em Bangkok além dos Templos
setembro 4, 2020O que fazer em Cameron Highlands, região das montanhas na Malásia
setembro 18, 2020Bangkok é quase sempre o ponto de chegada na Tailândia. E é lá que geralmente os viajantes tem o primeiro contato com a cultura tailandesa. Assim como é em Bangkok que se concentram mais de 400 templos budistas. Se você não curte muito ficar visitando templos, sugiro selecionar apenas um ou dois da lista abaixo de 11 templos em Bangkok para visitar assim como a leitura deste outro post onde falo de outras atrações de Bangkok além dos templos, com 18 sugestões de o que fazer em Bangkok. Agora se você está ansioso para conhecer os exuberantes templos de Bangkok, esse post é um prato cheio!
Veja também aqui algumas dicas e curiosidades da Tailândia. É muito importante leitura deste post antes de embarcar para lá.
Então vamos lá! Começando pelos templos mais famosos e consequentemente mais procurados para visitar em Bangkok.
11 Templos em Bangkok para visitar
Antes de qualquer coisa, esses templos mencionados aqui são sugestões para visitação e o tempo de visitação que informei é um tempo médio para ver os templos (isso varia de pessoa para pessoa). Visitei quase todos os templos desta lista nas 3 vezes que fui à Bangkok e por isso resolvi colocá-los aqui.
Quais são os templos mais visitados de Bangkok?
Grand Palace
O mais procurado e conhecido de todos os templos de Bangkok é o Grand Palace. A entrada custa 500 baht e é um lugar que realmente impressiona com as cores, detalhes e grandiosidade. Apesar de ser um lugar lotado de turistas e um passeio quase que obrigatório em Bangkok, recomendo a visita.
Atenção para as vestimentas! os tailandeses são muito rígidos quanto à isso, então vá com uma blusa que tape ao menos os ombros e saia ou calça larga e longa. Calças justas não são aceitas também. Caso precise, logo na entrada deste templo eles emprestam roupas adequadas para a visitação, mediante um valor de caução que é devolvido no final. Então fique alerta, pois podem te abordar nas proximidades do templo avisando que sua vestimenta está inadequada e tentarão te vender algo. Não há necessidade de comprar nada!
Mais informações sobre o Grand Palace você encontra no site oficial do local.
Quanto custa: 500 baht
Quanto tempo para visitar? aproximadamente 3 horas
Golpe do templo fechado
E atenção ao famoso golpe do templo fechado. Não acredite quando um motorista de tuk tuk ou táxi em Bangkok falar que o templo que você quer ir está fechado. Isso é golpe, para que assim eles te levem à lugares mais longe e ganhem com a corrida. Peça para ir até o lugar que quer visitar da mesma forma ou procure outro motorista.
Wat Pho
Esse templo fica pertinho do Grand Palace e é conhecido por ter o buda reclinado de 46 metros. Não apenas o buda como também tem outros lugares bem bacanas para ver ali dentro, vários templos na mesma área. É uma visita que eu recomendo muito.
Quanto custa: 200 baht
Quanto tempo para visitar? reserve ao menos 2 horas
Wat Arun
Conhecido também como o templo do amanhecer, para mim poderia levar o título de templo do entardecer. Já fui duas vezes assistir o pôr do sol neste templo e é lindíssimo. Além disso, ao escurecer eles acendem as luzes e o templo fica todo dourado, podendo ser visto de longe. Deixe essa visita para o fim do dia ou para o amanhecer.
Dica: para chegar nesse templo é necessário atravessar o rio Chao Praya. O píer para pegar o barco fica logo perto do Wat Pho e o ticket é super barato porém há vendedores que ficam tentando te abordar para vender um ticket caríssimo. Portanto vá direto ao píer e pague pelo barco já no local de embarque.
Quanto custa: paga-se 50 baht somente se você entrar no templo principal. Para ficar nos jardins e arredores a entrada é gratuita.
Quanto tempo para visitar? 1 hora e mais o tempo que irá ficar para contemplar o nascer ou pôr do sol. Apenas atnte-se ao horário do último barco caso vá no fim do dia.
Esses três primeiros templos sugiro fazer no mesmo dia em uma visita à Bangkok, pois um é perto do outro e inclusive dá para se deslocar entre eles a pé. Veja também como se locomover em Bangkok.
Templos em Bangkok menos procurados para visitar
Os primeiros três templos citados acima são lindíssimos mas superlotados de turista. Apesar disso mesmo assim eu recomendaria a visita para quem nunca foi à Tailândia, e sugiro também a visita aos templos menos procurados. São nestes templos com menos turistas que você conseguirá entender melhor a cultura e religião deles e ver os detalhes com mais calma, e sem aquele empurra empurra para foto.
Wat Saket
Certamente esse foi um dos templos de Bangkok que mais gostei de conhecer. Há turistas mas não em multidão. Nele você encontra a Golden Mountain e lá de cima se tem uma vista lindíssima de Bangkok. O lugar é muito tranquilo e harmonioso, com muito verde (plantas), um sistema de água para refrescar no calor, além de contar com vários templos dentro do local. São mais de 300 degraus para chegar à Golden Mountain, mas não se assuste pois a subida é bem leve.
Quanto custa: Entrada gratuita, e para subir à Golden Mountain paga-se 50 baht.
Quanto tempo para visitar? 2 horas
Templo Golden Buddha
Neste templo fica a maior estátua de buda totalmente feita de ouro. Não há muito o que ver por ali além do Buda, então uma visita rápida é suficiente. A visita neste tempo dá para casar com uma passadinha na Chinatown, que fica logo ao lado.
Quanto custa: 40 baht
Quanto tempo para visitar? 30 minutos no máximo
Wat Benchamabophit
É um templo muito bonito e com menos turistas que os mais conhecidos e todo feito de mármore, o que leva ele a ser conhecido como templo de mármore. Recomendo muito essa visita apesar de este templo ser um pouco afastado das principais atrações da cidade.
Quanto custa: 50 baht
Quanto tempo para visitar? de 30 à 60 minutos
Wat Chana Song Khram
Esse templo em Bangkok fica pertinho da Khao San, quase na esquina para ser mais exata. É um templo vazio apesar de ficar ao lado da rua mais turística de Bangkok. Não é muito grande e me pareceu ser mais frequentado pelos locais. Quando visitei esse templo, vários monges estavam fazendo uma cerimônia, foi bem interessante assistir.
Quanto custa: entrada gratuita
Quanto tempo para visitar? no máximo 30 minutos
Wat Ratchanatdaram (Loha Prasat)
No dia que visitei esse templo, se tinha 5 pessoas lá dentro era muito! Fica também na região da Khao San Road e rende boas fotos. Além disso, bem pertinho deste templo (quase em frente) há um jardim muito bonito, com vários tipos de flores e muito bem cuidado. É muito bonito mesmo! Não vá embora sem ao menos dar uma passada nesse jardim.
Quanto custa: entrada gratuita
Quanto tempo para visitar? 1 hora
Wat Bowonniwet
Também fica nas proximidades da Khao San e chama atenção de quem passa por ali. Porém não é necessário muito tempo para conhecê-lo, sendo assim uma parada rápida é suficiente.
Quanto custa: entrada gratuita
Quanto tempo para visitar? 30 minutos
Wat Somanas Rajavaravihara
Não é um lugar muito grande, mas vale dar uma passada por lá se estiver por perto, para ver os detalhes e desenhos internos do templo. Quando fui até lá este templo estava em reformas, então o acesso era bem limitado.
Quanto custa: entrada gratuita
Quanto tempo para visitar? 30 minutos
Wednesday Buddha Temple
O Wednesday Temple é um lugar simples e muito vazio e se localiza perto do Wat Saket. Sendo assim, é perfeito para quem quer ver os detalhes e tirar fotos sem muvuca ao redor, ou até mesmo ter o seu tempo para uma oração em um templo vazio.
Quanto custa: entrada gratuita
Quanto tempo para visitar? No máximo 30 minutos
Vestimentas nos templos
Antes de qualquer coisa, você precisa ter alguns cuidados principalmente com vestimentas quando for visitar templos budistas, tais como:
- Ombros, joelhos e barriga nunca devem ficar à mostra.
- Roupas muito justas não são bem aceitas. Mulheres, optem por saias longas, vestidos soltos ou calças mais soltinhas, sempre para baixo do joelho. Homens, bermuda abaixo do joelho.
- Entre nos templos sempre descalço. Eu acabava sempre usado chinelo quando ia visitar templos, pensando já na praticidade.
Como se portar em um templo budista
- Nunca deixe a sola do pé virada para a imagem de Buda. Sempre virada para trás do seu corpo.
- Se você entrar em um lugar próprio para orações, não fique de pé, sente-se sempre e lembrando de deixar o pé para trás.
- Ombros, joelhos e barriga sempre escondidos.
- Esteja sempre descalço.
Mais algumas informações sobre a Tailândia que podem te ajudar
Se você está planejando uma viagem para a Tailândia, certamente os posts abaixo irão te ajudar.
- Como se locomover em Bangkok
- Bangkok além dos templos
- Curiosidades da Tailândia
- Koh Tao
- Como planejar sua viagem
- Dicas para viajar ao exterior sem falar inglês
- Aplicativos que podem te ajudar durante a viagem
- Descontos em seguro de viagem
Consultoria de viagem para a Tailândia
Caso precise de ajuda de um profissional na área, pode contar com meus serviços de consultoria e roteiros personalizados. Já visitei a Tailândia 3 vezes e é um país que recomento muito. Esse serviço pode te economizar muito tempo no planejamento e evitar gastos desnecessários por não conhecer o local, principalmente se for sua primeira viagem à Ásia.