
Algumas coisas que nunca vão te falar sobre viagens de mochilão
maio 19, 2019
Como se locomover em Bangkok
outubro 28, 2019
Ei você, viajante do mundo, você já fez turismo na cidade onde mora? Primeiramente confesso que hoje sinto até um pouco de vergonha ao lembrar da minha resposta quando as pessoas me perguntavam o que fazer em Joinville. Eu simplesmente respondia: nada, somente comer hambúrguer e tomar bons chopes. Que vergonha Luisa! Veja como minha visão sobre a cidade mudou e dessa forma vou te mostrar neste post várias atrações em Joinville.

Antes de mais nada, precisou vir um amigo meu do Rio de Janeiro para eu me coçar e explorar melhor Joinville, depois de 23 anos morando aqui (sou natural de Caxias do Sul e vivi lá até meus 10 anos). Assim que o meu amigo me avisou que viria, comecei a ficar inquieta e pensar no que ele poderia conhecer por aqui.
Fui buscá-lo na rodoviária, e a primeira coisa que pensei foi em levá-lo para conhecer alguns barzinhos. Quanto a isso Joinville está de parabéns afinal temos bons bares por aqui e cerveja de boa qualidade. Porém o único ponto negativo neste quesito é que dificilmente você vai encontrar algum barzinho aberto na madrugada, após 1 hora da manhã. Meia noite já começa a fechar tudo.
Sendo assim, vamos começar falando das atrações referente à parte histórica da cidade.
O que fazer em Joinville
Museus de Joinville
Museu dos bombeiros voluntários de Joinville
Você sabia que o corpo de bombeiros voluntários de Joinville é o mais antigo do Brasil?

Embora essa visita não tenha sido planejada foi uma bela surpresa. Caminhando pelo centro de Joinville, ao passarmos em frente ao quartel dos bombeiros voluntários avistamos alguns caminhões bem antigos. Começamos a tirar fotos de longe e logo um dos bombeiros nos chamou e nos convidou para entrarmos e tirarmos as fotos de perto, lá dentro. Além disso explicou toda a história, fotos, mostrou o museu dos bombeiros, nos apresentou todo o quartel, explicou a funcionalidade de cada um dos veículos e também nos detalhou como funciona o trabalho deles. Foi fantástico! Além disso, a simpatia e disposição do bombeiro, que é voluntário como a grande maioria deles, me surpreendeu. Logo quando estávamos terminando a visita, soou o alarme e os bombeiros saíram às pressas para atender a ocorrência. Terminamos nossa visita vendo tudo que ele nos explicou na prática.
Endereço: Rua Jaguaruna, 13.
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9 às 17h30h. Valor da entrada: gratuita
Museu dos bombeiros de Joinville Carros antigos no museu dos bombeiros de Joinville

Assim sendo, nesse dia já comecei a mudar um pouco minha opinião sobre Joinville!
Estação da Memória (Estação Ferroviária)

A Estação da Memória também é muito interessante. Afinal aqui é contada a história da imigração de Joinville e como funcionava o sistema ferroviário da cidade. Ademais lá pode-se ver a antiga sala de embarque, a sala da diretoria, a antiga bilheteria e fotos com a linha histórica da cidade. O edifício foi construído em 1906.


Sala da diretoria da estação ferroviária de Joinville Estação ferroviária Sala de espera da Estação ferroviária de Joinvillel Estação ferroviária de Joinville
Endereço: Rua Leite Ribeiro, s/nº (antiga Estação Ferroviária).
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 16h.
Valor da entrada: gratuita.
Memorial da Bicicleta

A saber, Joinville leva o título da cidade das bicicletas, e claro que para contar a história de tudo isso há o museu da bicicleta.
Apesar de ser conhecida como a cidade das bicicletas, Joinville ainda conta com poucas ciclovias.
O museu da bicicleta está anexo à Estação da Memória.
Endereço do Memorial da Bicicleta: Rua Leite Ribeiro, s/nº (antiga Estação Ferroviária).
Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 16h.
Valor da entrada: gratuita.

Atrações em Joinville
Mais alguns museus da cidade
- Museu de arte de Joinville (MAJ): Rua XV de Novembro, 1.400 – América. Horário: de terça a domingo, 10h às 16h. Valor da entrada: gratuita.
- Museu Nacional de Imigração e Colonização: Rua Rio Branco, 229. Está fechado para reformas, consulte se já voltou a abrir para visitação antes de ir.
- Museu Arqueológico de Sambaqui: Rua Dona Francisca, 600. Horário: de terça à sábado, das 10 às 16h. Valor da entrada: gratuita.
- Museu Casa Fritz Alt: Rua Servidão Fritz Alt, Rua Aubé, s/nº – Boa Vista. Horário: terça a domingo, 10h às 16h (até a data deste post estava fechado para reforma. Consultar se está aberto antes de ir).
Turismo rural e de natureza
Estrada Bonita
Certamente o nome condiz com o local! Com o propósito de turismo rural, o local conta com restaurantes coloniais com comidas típicas da região, vários pontos de venda de produtos coloniais, rios e belas paisagens.
Vale a pena tirar um dia para passear na Estrada Bonita. Desligar um pouco e relaxar, afinal todo mundo precisa disso às vezes.
Um dos restaurantes bem conhecidos do lugar é o Tia Marta, que tem um rio logo ao lado. Porém há outras opções também!.
No quesito produtos coloniais, a propriedade de Ango Kersten certamente vale a visita. Lá eles vendem produtos coloniais além de ter um pequeno museu rural, onde ao final há uma cozinha com um tacho gigante que é onde eles produzem o melado que é vendido na lojinha. Além disso lá também é possível conhecer alguns tipos de animais e fazer passeio de trator. O horário da propriedade Ango Kersten é das 7h às 10h. A visita ao museu e o passeio de trator não são gratuitos e é necessário agendamento prévio.
Mirante de Joinville
Nada mais Joinvilense que o Mirante de Joinville! São 2km de subida que te levam a uma vista de toda a cidade e da Baía da Babitonga. Tem uma vista linda com uma caminhada bem agradável. Em contrapartida para quem não queira fazer muito esforço há um ônibus que leva até lá no mirante (custo de uma passagem de ônibus urbano de Joinville).
Nos finais de semana costuma encher de gente, principalmente em noite de lua cheia. E vale muito a pena! Assistir o pôr do sol no mirante é um espetáculo. A lua começa a surgir e refletir na Baía da Babitonga, criando uma paisagem linda!
Endereço: Rua Pastos Guilherme Ráu, s/nº – Saguaçu.
Horário: todos os dias, das 6h às 20h.
Valor da entrada: gratuita.

Portanto como puderam perceber, todos os locais citados acima são gratuitos! E essas são apenas algumas opções, ainda há mais o que visitar.
Outras atrações naturais de Joinville
Além disso há outros parques e trilhas:
- Parque Zoobotânico
- Parque Caieira
- Pórtico e Expoville
- Estrada do Piraí
- Morro do Finder
- Monte Crista (não fica em Joinville, mas sim em Garuva, cidade vizinha)
Bares e gastronomia
Quer comer e beber muito bem, em Joinville tem muita opção!
Comida Típica
Você sabe o que é chineque e rollmops? Certamente se passar por Joinville vai descobrir! Chineque é um tipo de pão doce com farofa e creme, chocolate ou frutas. É uma delícia e você encontra em qualquer padaria da cidade. Já o rollmops é uma cebola enrolada em uma sardinha em conserva. É típico na cidade, mas ou você ama ou odeia.
Agora se você quer provar a comida típica alemã, então recomendo o restaurante Emmendörfer, na sociedade Lírica e o Biergarten.
Emmendörfer:
Endereço: rua Max Colin, 1483.
Biergarten:
Endereço: Rua Visconde de Taunay, 1183
Frutos do mar
Quer encontrar várias opções de frutos do mar certamente no Espinheiros tem, local onde também sai o barco Príncipe de Joinville.
Endereço: Rua Pref. Baltazar Buschle
Chopes e cerveja artesanal
Além disso, Joinville tem bons bares e boas cervejas. E é a primeira cidade que conheço que tem “chopp pré pago”. Hambúrguer artesanal eu não me canso de provar! A saber, um dos meus bares preferidos considerando qualidade de cerveja, atendimento, opções de comidas e decoração é o The Old McGallagher, na rua João Colin, 376. Com isso, tratando-se de bons chopes e cervejas, segue alguns lugares que gosto e recomendo:
- The Old McGallagher
- River Falls
- Clover Pub
- Mais Rock Eat
- Mad Dwarf
- Haensch Bar
- Mr Hoppy
- Casa Confraria
- Mosteiro Pub
- Zuffa
- Albergue General Store (dependendo do dia, está mais para balada do que para bar)
- GutBrau (não conheço, mas tem excelentes avaliações. Fica em um local muito agradável).
Sobre gastronomia, não é meu forte, então não tenho muitas indicações a fazer e prefiro não me aprofundar no assunto. Todavia segue alguns lugares bacanas (sem considerar quesito preço): Guacamole, Madrileño, Mercearia Sofia, El Patrón, Biergarten, Zum Schlauch.
Cafeterias
Esse é mais um ramo que tomou força em Joinville. Dá para fazer uma lista gigante de boas cafeterias da cidade. Também não é meu forte, mas segue algumas referências: Amigo Paul, Bakken Café, São José, Brothaus e Secretto Café. E lembrando que há muitas cafeterias boas aqui! Deixe aqui nos comentários mais opções para incrementar neste post.
Vida noturna (baladas)
Talvez provavelmente o ponto fraco da cidade. São poucas opções de balada e em geral terminam cedo.
Praias e cidades próximas
Além de todas as atrações citadas neste posto, por outro lado outra grande vantagem de Joinville é que a cidade fica muito próxima a diversas praias. Assim sendo, se você já fez tudo por aqui e está aquele dia lindo de sol, tem praia a meia hora. Opções não faltam. Temos as praias de São Francisco do Sul, ou indo pela BR 101, Barra Velha, Piçarras, Penha, Itapema, Balneário Camboriú e por ai vai. Vigorelli também é denominada praia, porém não vejo que há estrutura para banho.
Não apenas praias, Joinville tem cidades vizinhas bem bacanas para se visitar. Desde a serra até o Vale Europeu, as opções são muitas!

Locomoção em Joinville
Para se locomover em Joinville você tem as opções de ônibus urbano, uber e táxi. Os terminais de ônibus são interligados, logo você consegue se deslocar por toda a cidade pagando apenas uma passagem, pois pode trocar de ônibus dentro dos terminais sem custo. Veja aqui neste post a lista de aplicativos que recomendo para viagens, incluso aplicativos que te ajudam com o transporte público em qualquer lugar do mundo!
Quer viajar tranquilo? Não esqueça de fazer um seguro de viagem!
Ficou doente, perdeu a bagagem, aconteceu algum imprevisto? Contrate um seguro que te ajude caso algo aconteça e viaje tranquilo! Clique aqui para comparar seguros, coberturas e valores. Fechando o seu seguro por este link você ganha desconto e ainda contribui para que esse blog se mantenha, sempre com muitas dicas!
Conclusão
Joinville é uma cidade muito agradável e com muita opção, tanto na cidade quanto nas cidades vizinhas. Caso esteja de passagem, turismo ou negócios, vale a pena conhecer Joinville e região.
Em suma, meu parecer geral sobre a cidade é esse. Caso tenha algo mais a acrescentar, deixa aí nos comentários, ficarei feliz e será útil para futuras atualizações deste post!
2 Comments
Parabéns pela matéria !!!
Realmente Joinville é bom de morar !!
Adoro minha querida Joinville!!
Sugestão: parque da expoville
Instituto Juarez Machado
Obrigada Ivone! Agradeço a complementação, conforme o pessoal for sugerindo, vou editar o post para ficar bem completinho 😉