O que fazer em Joinville
junho 30, 2019Como contratar um seguro de viagem e conseguir bons descontos na contratação
novembro 28, 2019Bangkok é ponto de chegada e partida para muitos destinos da Ásia, principalmente por ser um lugar onde geralmente aparecem as promoções de passagens aéreas para esta região. É uma cidade grande e o trânsito é uma loucura! Mas a notícia boa é que a cidade conta com vários meios de locomoção, inclusive com muitas opções de transporte público. Não é difícil se locomover em Bangkok
O mais comôdo é o Grab. Tuk Tuk e taxistas geralmente cobram mais e costumam aplicar alguns golpes, como dizer que a atração está fechada, no meio do caminho resolvem te cobrar mais (aconteceu comigo), dão voltas pela cidade e por aí vai.
Como se locomover em Bangkok com transporte privado
Grab: funciona mais ou menos como o nosso Uber. Baixe o aplicativo e faça seu cadastro. Quando precisar do transporte, você chama via aplicativo, mas geralmente o taxímetro está ligado também. Se houver pedágio no meio do caminho você precisa pagar à parte. É um meio de transporte que funciona muito bem na cidade.
Tuk Tuk: o que mais ouvi em Bangkok durante minha estadia era TUK TUK! TUK TUK! TUK TUK miss! Geralmente são mais caros que os Grab e não são muito confiáveis. Negocie o valor antes de começar a corrida. Acho válido usar o Tuk Tuk ao menos uma vez como uma experiência turística, eu acho divertido apesar de eles parecerem um pouco doidos no trânsito. Porém saiba que não é a opção mais barata e sim a mais turística (para nós turistas).
Táxi: táxi normal como já estamos acostumados a pegar em qualquer lugar do mundo. Sempre peça para ligarem o taxímetro ou negocie o valor antes de embarcar (geralmente o valor negociado vai ser mais alto do que do taxímetro, principalmente se tratando de turista). Os táxis são de cor rosa ou verde e amarelo.
Moto táxi: em uma ocasião tive que pegar um e foi no modo vida louca. Vento no rosto, sem capacete e segurança nenhuma. Tive que pegar em um dia que me perdi e acabou a bateria do meu celular. Precisei pedir ajuda para um policial que encontrei na rua, já que eu estava perdida e sem celular. Segundo o policial, moto táxi era mais confiável que tuk tuk e táxi. Era o que eu tinha disponível no momento. Não é das opções mais seguras, mas é muito barato e rápido considerando o trânsito de Bangkok.
Como se locomover em Bangkok usando o transporte público
Antes de qualquer coisa, recomendo que baixe em seu celular aplicativos que te ajudam e te mostram qual opção de transporte para ir do seu ponto até seu destino. Com o Google Maps ou Moovit é possível ver as rotas de ônibus, trem e metrô, e isso ajuda muito quem assim como eu usa o transporte público. Bangkok conta com os seguintes transportes públicos:
- Ônibus: tem diversas linhas, mas não há um terminal que conecte uma a outra. O bacana do google maps e Moovit é que esses aplicativos te avisam as linhas as quais você pode pegar e te avisam qual o ponto tem que descer. O preço varia do tipo de ônibus. Sem ar condicionado geralmente é 8 baht e ônibus com ar condicionado varia de 20 à 24 baht.
- BTS: é um trem que passa por cima da cidade. Tanto o metrô quanto o trem não abrangem a cidade toda. Valor: 30 baht
- Metrô: o valor varia de acordo com o seu destino, mas também não abrange a cidade toda.
- Barco: há rio em Bangkok, logo, para chegar em alguns destinos você pode ter que usar um barco. Como por exemplo para ir ao templo Wat Arun, você irá precisar de um barco. Geralmente é muito barato, cheguei a pagar 4 bath em uma das vezes que precisei usar.
Para quem utiliza o transporte público é bem comum ter que combinar mais de um tipo de transporte (ônibus + metro + BTS, etc). Alguns ônibus parecem um pouco velhos, mas o serviço funciona bem.
Se você está viajando sozinho, financeiramente compensa muito o transporte público. Agora se você estiver em duas ou mais pessoas, vale mais utilizar o Grab.
Como se locomover em Bangkok, DICA!
DICA: o trânsito de Bangkok é bem tumultuado em certos pontos e muitas vezes você pode demorar muito para chegar em alguns lugares via taxi, Grab ou ônibus. Metrô e BTS nestes casos são mais rápidos. Sugestão: às vezes vale chamar um Grab até a estação de metrô ou BTS mais próxima e de lá pegar o metrô ou BTS. Economiza tempo, principalmente em horário de pico.
Aplicativos úteis em viagens
Conforme comentei acima, há vários aplicativos que podem te ajudar durante as viagens e fiz um post específico para isso. Falando especialmente sobre transporte público eu uso muito o Google Maps e o Moovit para me ajudar na locomoção nas cidades, principalmente cidades grandes como Bangkok. Porém vale alertar que esses dois aplicativos precisam de acesso a internet para traçar a rota em tempo real. Sugiro a compra de um chip com plano de internet quando chegar na cidade. Caso você esteja sem internet, o maps.me funciona muito bem, mas para rotas a pé! Para uso deste, lembre-se de baixar o mapa da cidade que irá visitar quando tiver algum wi-fi.
Chip de celular
Eu utilizei o Dtac e achei a internet muito boa e rápida, recomendo. Além de a internet ser muito boa, eles tem um aplicativo no qual você pode facilmente recarregar seu saldo e contratar novos planos sem a necessidade de procurar uma loja depois de já ter adquirido o chip. Para comprar um chip de celular na Tailândia, você precisa estar de posse de seu passaporte, eles sempre pedem.
Seguro de viagem
Garanta seu desconto em seguro de viagem! Clique aqui comparar os valores e coberturas de seguro e adquirir o seu com desconto.
Veja também:
Como se locomover em Kuala Lumpur
Como viajar sozinha pela primeira vez