Slow Travel, o que é e quais as vantagens
julho 13, 2021O México tem uma culinária única e a pimenta na comida mexicana é algo singular na gastronomia deles. Muita gente me pergunta sobre como fazer para saborear a comida local sem sofrer com a pimenta. A pimenta na comida mexicana é forte mesmo, mas a boa notícia é que tem jeito de lidar com isso!
Depois de 4 viagens para o México, hoje eu sou bem forte para pimentas e consigo inclusive comer pimentas puras, mas até chegar nesse ponto já sofri e chorei demais por causa da pimenta. Então segue dicas!
Como pedir comida sem pimenta no México?
A primeira coisa que você precisa entender são os termos usados. No México a pimenta se chama Chilli e para perguntar se arde ou não a palavra correta é pica ou picante (la comida pica?) Então se te perguntarem se le gusta el chilli, estão te perguntando se você gosta ou se quer pimenta na comida.
Então vamos lá:
- Chilli = Pimenta
- Pica, picante = se refere ao ardor da comida, se é apimentada ou não
Outra coisa que você precisa entender é que para os mexicanos a comida nunca pica (nunca arde). Porque para o paladar deles não é apimentada mesmo. Então a pergunta correta para fazer aos mexicanos caso você não queira nada de pimenta é: la comida tiene chilli? Não pergunte se pica, pois eles sempre vão dizer que não pica, pois para eles de fato não pica. Então ao invés de perguntar se é apimentada, pergunta se tem pimenta ou não.
Veja também: como planejar sua viagem
Onde encontrar comida mexicana sem pimenta
Restaurantes locais, em lugares menos turísticos e mais frequentados por mexicanos tem grande chance de ter a comida bastante apimentada. Isso é normal para eles e faz parte da comida do dia a dia. Para os mexicanos comida sem pimenta é sem sabor. Com isso, a dica aqui é procurar lugares mais turísticos se você realmente quer fugir da comida apimentada. Restaurantes turísticos já estão mais acostumados com o fato de que a maioria dos turistas são sensíveis para pimenta, então eles servem a pimenta separadamente e você coloca o quanto quiser.
Dica extra! Se você quer provar a pimenta na comida mexicana, nunca coloque a pimenta direto na sua comida, mesmo que eles te digam que a pimenta não é forte. Antes disso, prove uma gotinha e veja se é forte ou não para você.
Leia também: como lidar com o período menstrual nas viagens
Em quais tipos de comida há pimenta?
A comida mexicana sempre vai levar pimenta! Porém há algumas coisas que não há e outras que tem bastante.
Por exemplo, os molhos (eles chamam de salsa) geralmente são bem apimentados. Então se você pedir comida com salsa, esteja preparado. E fique sempre atento aos ingredientes mencionados no cardápio.
Frutas, pipoca e drinks também podem ter pimenta, então cuidado! Sempre pergunte.
As tortillas, tostadas e nachos sempre acompanham a comida mexicana e geralmente não tem pimenta. Mas os molhos é certo que terão pimenta.
Leitura que talvez te interesse: Como viajar sem falar inglês ou o idioma local
Comi pimenta e estou sofrendo! Qual a dica para amenizar o ardor?
Mesmo com todas as dicas, você deu aquela garfada e já começou a sair lágrima dos olhos e arder tudo por dentro? Jamais tome água, refrigerante, cerveja ou qualquer coisa desse tipo. Isso vai piorar a situação, pois esses líquidos potencializam o efeito da pimenta.
A forma mais rápida de diminuir o ardor é colocar um pouco de açúcar na língua, mas você também pode comer um pedaço de tortilla, um nacho (somente a massinha), uma tostada ou algum queijo, sour cream, algo da comida que não tenha chilli. Tortilla e tostadas geralmente são servidas junto com todas as refeições no México e não tem pimenta.
As pimentas mais comuns no México são a Jalapeño e Rabanero. A pimenta jalapeño (se pronuncia ralapenho) é verde e se confunde facilmente com o pepino em conserva. Já aconteceu de eu me confundir e dar uma mordida no cachorro quente com aquele verdinho achando que era pepino. No passado, foi sofrido! Hoje em dia já consigo comer jalapeño sem problemas. A pimenta rabanero é fortíssima, essa eu ainda não dou conta. Há também um molho de pimenta que se chama Valentina que é a mais famosa no México, você vê por todos os lados e é muito boa. Recomendo muito provar e até levar para sua casa um frasco de Valentina.
A comida do México é muy rica (muito boa)! Eles usam a palavra rico ou rica para elogiar algo que está muito gostoso (eso está muy rico, la comida esta rica!) Se você não é alérgico a pimenta eu sugiro que vá provando aos poucos as pimentas para conhecer a verdadeira comida mexicana. Culinária local é um ponto muito importante das viagens e também uma forma de conhecer a cultura local. Permita-se!