Free Walking Tour, o que é e como funciona
abril 30, 2020Aplicativos para viagem: tenha uma viagem mais prática e fácil usando bons aplicativos!
maio 11, 2020Você sabe o que é Couchsurfing e como funciona? Se você está procurando alternativas para viajar com pouca grana certamente esse texto vai te ajudar muito! Entenda como funciona essa plataforma que te ajuda a conseguir hospedagem gratuita pelo mundo e como conseguir ser aceito pelos anfitriões.
O que é Couchsurfing e como funciona
Apesar de o Couchsurfing já ser bem conhecido no meio dos viajantes principalmente viajantes low cost, ainda há muitas dúvidas e medos em quem não conhece ou nunca usou.
Vamos lá…Primeiramente Couchsurfing é uma plataforma onde o principal objetivo é conseguir hospedagem gratuita mundo a fora. Isso mesmo, hospedagem gratuita! Porém mais do que isso, podemos dizer que o é uma rede social de viajantes onde você além de intermediar por hospedagem gratuita, o Couchsurfing promove também eventos semanais nas grandes cidades, onde você pode conhecer pessoalmente outros viajantes e também através do hangouts disponível no site e no aplicativo. Ou seja, faz um bom trabalho de unir quem adora o meio de viagens. A plataforma existe há muitos anos e como resultado hoje são mais de 14 milhões de usuários cadastrados além de estar presente em mais de 200 mil cidades.
Você não precisa pagar nada pela hospedagem. Porém a pouco tempo devido a pandemia do Covid-19, a plataforma vem pedindo uma ajuda financeira para se manter, ou seja, o cadastro e acesso deixaram de ser gratuitos. A boa notícia é que é um valor baixo e na minha opinião ainda vale muito a pena. Outro ponto a se destacar é que o valor da taxa varia de país para país, e membros de alguns países menos desenvolvidos economicamente são isentos da taxa.
Como utilizar o Couchsurfing
Fazendo o seu perfil no Couchsurfing
Agora que você já sabe o que é Couchsurfing, vamos para a parte prática. Como utilizar a ferramenta.
Procure fazer um perfil bem completo e de preferência também em inglês. Fale de seus gostos, no que acredita, sobre suas viagens para encontrar viajantes com as mesmas conexões que você. Seja sempre o mais sincero e transparente possível.
Quanto às fotos, procure colocar fotos que mostre seu rosto e fotos que mostre um pouco do que você gosta. Ou seja, tente passar uma imagem amigável ao seu anfitrião através do seu perfil.
Como encontrar estadia e um bom anfitrião
Ainda está em dúvida se é uma boa escolher em utilizar o Couchsurfing? Veja como as dicas abaixo podem te ajudar. Primeiramente coloque a cidade que você irá visitar, datas de chegada e partida. E observe os itens abaixo:
Avaliação da pessoa
Talvez o item mais importante de todos: sempre leia as avaliações recebidas pela pessoa! Isso é muito importante e reduz o risco de você ter problemas (ainda assim não é garantia que será 100% seguro). Tanto se você estiver procurando hospedagem quanto se você for hospedar alguém. Leia o que as pessoas descreveram e colocaram na avaliação.
Gostos em comum
Além de ler bem o perfil da pessoa, veja se vocês tem gostos em comum. Muito provável que isso deixará a convivência de vocês mais harmoniosa e quem sabe daí não sai uma grande amizade?
Além disso, fica aqui algumas de filtros para escolher seu anfitrião:
- Último acesso: procure anfitriões que tenham acessado a plataforma recentemente, no último mês por exemplo. Ou seja, pense que se a pessoa está a muito tempo sem acessar o Couchsurfing, não deve mais estar utilizando e dificilmente vai ver e responder sua mensagem;
- Línguas faladas pelo anfitrião: veja se conseguirá se comunicar com seu anfitrião. Por outro lado, pense como uma boa oportunidade de aprender coisas novas
- Homem ou mulher: essa vai principalmente para a mulherada. Você pode fazer um filtro também para que apareça somente anfitriãs mulheres
- Perfis com avaliação: sempre busque perfis que já tenham avaliação, considerando o comentado logo no início deste tópico.
Mas lembre-se, quanto mais filtros você utilizar menores serão as opções que aparecerão para você e consequentemente menores as chances de conseguir um sofá amigo! Principalmente se tratando de uma cidade pequena. Em cidades maiores, as opções são mais também então fica mais viável selecionar mais.
Mais uma dica: leia sobre os cômodos da casa, onde você vai dormir. Às vezes você terá um quarto só para você, muitas vezes vai ser o sofá da casa, e também pode acontecer de ter que dividir a cama com o anfitrião. Se essa última opção for inviável, veja bem isso antes de pedir a hospedagem. Eu particularmente acho bem estranho, mas há casos!
Como ser aceito pelos anfitriões no Couchsurfing
Tempo de estadia
Lembre-se que você estará na casa de outra pessoa e querendo ou não isso muda a rotina de seu anfitrião. Procure sempre não pedir mais de 4 ou 5 dias na casa de seu anfitrião, pois quanto mais tempo, mais difícil será alguém te aceitar. Não vá logo de cara pedir para ficar 15 dias na casa da pessoa! Se depois da estadia que você pediu, vocês terem criado uma afinidade tão boa a ponto da pessoa te convidar para ficar mais tempo na casa já é outro cenário!
Tenha um bom perfil no Couchsurfing
Se você está entrando no Couchsurfing agora certamente não terá avaliações ainda, o que pode tornar as coisas um pouco mais difíceis, mas não impossível. Tendo um perfil bem completo conforme comentado no tópico acima já vai te ajudar muito.
Evite mandar mensagens iguais para todos os anfitriões
Ao solicitar a hospedagem evite mandar uma mensagem padrão para vários anfitriões, algo muito vago. Leia bem o perfil do anfitrião, as avaliações feitas por outros hóspedes, quais são os assuntos em comum que vocês tem, do que ele gosta, quais são as regras da casa e mande uma mensagem específica para esse anfitrião considerando isso tudo que você leu. Dica: Por exemplo, se você ver que seu anfitrião gosta de animais e tem fotos com um pet, diga que você gosta de animais também, ou se ver que ele gosta de cerveja e você também gosta, comente sobre isso. É uma forma de criar conexão com a pessoa.
Além disso deixe bem claro o seu pedido e o que estará fazendo pela cidade (passagem rápida, se vai a negócios, lazer, etc.)
Contudo, não fique aguardando a reposta de uma pessoa somente. Mande solicitação para mais de um, pois é bem comum nem todos responderem.
Consegui uma hospedagem, e agora?
Good news, hospedagem gratuita à vista e confirmada! Seja um hóspede amigável e considere os pontos abaixo:
- Cumpra com os horários pré estabelecidos principalmente na sua chegada. Caso tenha algum imprevisto deixe o anfitrião avisado. Pense que ele pode ter adiado algum compromisso para estar disponível quando você chegar.
- Sempre cumprir as regras da casa: veja quais são as regras da casa e cumpra elas. Isso certamente será um ponto a ser citado na avaliação que você receberá após a estadia.
- Interfira o mínimo possível na rotina do anfitrião.
- Não seja folgado! Mantenha suas coisas organizadas e não abuse da boa vontade do anfitrião.
- Esteja aberto para conhecer e conversar com a pessoa. Muitos anfitriões se tem disponibilidade, gostam de levar seus hóspedes para conhecer a cidade. Isso é uma troca muito bacana! Se não for o caso, uma boa ideia de conhecer a cidade é utilizando os free walking tours.
- Tenha um plano B: se por algum acaso ou imprevisto seu anfitrião cancelar sua hospedagem gratuita tenha uma carta na manga, como por exemplo escolher um hostel para ficar.
Couchsurfing é seguro?
Nunca dá para garantir que será 100% seguro. Por isso sempre leia bem o perfil da pessoa, as avaliações, os gostos e as regras da casa, isso reduz o risco, mas não pode te dar total segurança. Eu já utilizei o Couchsurfing e conheço diversos viajantes que utilizam, e sim já ouvi histórias ruins mas em contrapartida na grande maioria dos casos acabam se tornando boas experiências e até se tornando em uma amizade.
Mas porquê uma pessoa vai abrir a casa para um desconhecido dormir de graça?
Para compartilhar experiências, conhecer pessoas que tenham os mesmos gostos e pensamentos que você, fazer amigos, e por aí vai. Logo, já pensou como seria bacana você conhecer uma pessoa que mora do outro lado do mundo, criar uma amizade e ter um lugar para ficar quando for para a cidade dessa pessoa?
Viaje com segurança e tranquilidade
Imprevistos durante uma viagem podem acontecer, mas você pode evitar que muitos deles contratando um seguro de viagem! Com um bom seguro certamente você viajará mais tranquilo! Clique aqui para comparar seguros, ver coberturas e valores, além de garantir um bom desconto. Fechando o seu seguro por este link você ganha desconto e contribui para que esse blog se mantenha vivo e disseminando conteúdo para outros viajantes!