Como se locomover em Kuala Lumpur
junho 15, 2020Glaciar Perito Moreno como ir e como visitar
julho 4, 2020Com o turismo crescendo muito na Tailândia, imediatamente vários mitos aparecem e as curiosidades chamam a atenção de quem pensa em visitar esse país. Um lindo e acolhedor país! Tailândia é um país para ir e se apaixonar. Certamente a vontade de voltar vai ser seu sentimento quando estiver indo embora! Então aí vai algumas de minhas impressões sobre esse país que ganhou o coraçãozinho da loira aqui!
Curiosidades da Tailândia – fé, religião e respeito à Buda
Antes de tudo, como regra para qualquer viagem, procure sempre se informar sobre os hábitos e cultura local, e ler muito sobre o lugar a se visitar, evitando assim micos, constrangimentos e situações delicadas. É muito importante também ver o que não se pode fazer no país destino.
Quanto à Tailândia a primeira coisa a se saber e respeitar é Buda. Logo ao chegar no aeroporto ao lado do policial da imigração já tem um ofício bem grande informando sobre o respeito a Buda, o que deve e o que não se deve fazer. Você encontra outdoors falando sobre esse assunto também.
O que não fazer referente ao budismo
Nunca use a figura de Buda para decoração nem nas vestimentas. E se tiver alguma tatuagem de Buda procure mantê-la sempre tampada. A questão quanto aos souvenirs é um pouco polêmica, não é indicado que você as compre (veja abaixo o porque), apesar de que há muitas lojas que os vendem. Principalmente souvenir só com com a cabeça do Buda, isso é sinal de desrespeito. Então evite usar roupas com algum Buda estampado, e se você tiver alguma tatuagem deste tipo, convém não deixá-la a mostra. Eles realmente levam isso bem a sério. Você pode levar um belo “sabão” e uma boa lição de moral e respeito à buda de algum tailandês, por essas e outras. Vi isso acontecer.
Então não posso comprar souvenir de Buda?
Você pode comprar pequenos souvenirs e em pouca quantidade, até 5 peças. O grande problema para eles de levarmos souvenir de Buda para a casa é a forma inadequada perante eles que os turistas irão tratar uma imagem tão sagrada no budismo. Buda deve sempre estar no ponto mais alto do ambiente e em um lugar especial para ele com um pequeno altar feito para a imagem. Para nós isso pode parecer besteira, mas para eles é muito sério e sabemos que dificilmente um turista vai colocá-lo de tal forma.
Respeito ao rei
É muito comum você ver a foto do rei em vários locais. Comércio, ruas, por tudo. A autoridade e respeito que eles tem pelo rei é inquestionável. Apenas a título de curiosidade, o rei anterior ao atual, o Bhumibol Adulyadej, morreu em 2016 e foi velado por um ano. Sim, o país ficou de luto por um ano! Era um rei muito querido e popular. Seu reinado durou 70 anos.
Vestimentas
Ao entrar em um templo budista saiba que você precisa estar com pelo menos os ombros e joelhos cobertos. Nada de barriga de fora também! E sempre sem sapato. Aliás, tirar os sapatos é um hábito bem comum na Tailândia. Para templos é regra, e alguns comércios, hospedagens e restaurantes também pedem que você deixe o seu calçado do lado de fora. Para facilitar as coisas, eu usava somente chinelo mesmo, era muito mais prático.
Culinária Tailandesa
Antes de qualquer coisa, tenho que dizer que amo a culinária tailandesa! Ô comida boa hein! E muito barata. Mas de fato a comida tailândesa é muito diferente da comida que estamos acostumados a comer aqui no Brasil. O Pad Thai é a comida mais tradicional da Tailândia, que é basicamente um macarrão de arroz com brotos de feijão, legumes, tofu e o que mais você pedir (pedaços de carne, frango, camarão ou somente legumes mesmo). Às vezes vem acompanhado de amendoim triturado, e é muito bom! Além do Pad Thai, você encontra muito os fried noodles (macarrão frito), sopas, fried rice (arroz frito) e rolinhos primavera. Lembre-se sempre de pedir No Spice (sem pimenta) e cuidado com o curry, principalmente o vermelho, pois costumam ser bem fortes. Mesmo que você goste de pimenta, vá com calma! Escuta meu conselho. Os shakes de frutas são maravilhosos também!
Além da comida ser muito boa é muito barata. Em Bangkok você come bem com muito pouco dinheiro. Cheguei a comer Pad Thai por 35 baht e muito bem servido. Nas ilhas a comida é um pouco mais cara (na média de 80 baht um Pad Thai), mas ainda assim bem longe dos preços praticados aqui no Brasil. Porém pratos com mais carne e com uma boa porção de bife por exemplo, aí você paga mais caro, preço de Brasil, que para a Ásia é muito caro.
Dificilmente te fornecerão facas para se servir, apenas garfo e colher ou hashi. Depois de alguns dias na Ásia, acostumei a comer com o hashi e já dispensava o garfo e a colher até para comer arroz.
Curiosidades da Tailândia: É verdade que eles comem insetos?
Essa é uma das curiosidades que mais me perguntam da Tailândia. Sabe aqueles insetos estranhos que nós turistas bobos comemos? Eles não tem o costume de comer! Nas cidades mais afastada dizem que ainda comem, porém em Bangkok você vê essas iguarias nas regiões mais turísticas. Antigamente, devido a escassez de alimento eles comiam sim, mas hoje em dia já não é mais hábito. Eu comi parte de um escorpião, não dei conta de comer todo, porque era muito ruim mesmo. Meu paladar não aceitou!. Além de escorpião, havia vários outros insetos para consumo, inclusive baratas.
Bebidas alcoólicas
Não espere tomar cerveja tão gelada quanto as nossas. Elas geralmente estarão apenas refrigeradas. Além disso, em quase todas as cidades da Tailândia há horários específicos para comprar bebida alcóolica. Das 11h às 14h e das 17 às 24h.
Mais uma das curiosidades da Tailândia são os famosos buckets. Aí é caso de amor ou ódio! É muita bebida dentro do baldinho e bem barato, porém muitas vezes a bebida é de procedência duvidosa, causando aquela bela ressaca.
Moeda
A moeda deles é o Bath (se pronuncia Bá). Se estiver na dúvida de qual moeda levar, leve sempre dólar ou euro para trocar por bath, sem dúvida é a melhor opção. Não é possível trocar real. A cotação no aeroporto de Bangkok é boa, vale a pena trocar seus dólares lá mesmo. No térreo a agência Super Rich geralmente tem a cotação muito boa. Além do Aeroporto, na Khao San Road e na Rambuttri você encontra outras casas de câmbio com boa cotação.
Trânsito
O trânsito na tailândia é mão inglesa. Tá aí algo que eu não me acostumei, mesmo ficando 7 meses na Ásia. É muito comum o uso de motos pois são baratas e práticas, ou seja, se você sabe pilotar vai te facilitar muito a vida. Apenas tenha atenção para o trânsito ser mão inglesa.
Fuso horário
O fuso horário te deixa confuso mesmo! A Tailândia tem uma diferença de 10 horas (adiantado) em relação ao Brasil. Demora alguns dias até se acostumar, sendo assim possivelmente no início você pode sofrer um pouco com o jet lag, se sentir cansado e com os horários invertidos.
Segurança e hospitalidade
Os tailandeses em geral são bem amigáveis, simpáticos e honestos. Não tem essa de balinha de troco, eles te devolvem em moeda mesmo, por menos que seja. Deveríamos aprender mais com eles.
Não tive qualquer problema quanto a segurança e me senti super segura na Tailândia, inclusive andando sozinha a noite. E sabe o melhor? Dificilmente você vai ouvir cantadinhas baixas, te tarando ou chamando sua atenção na rua. Ninguém te olha como se fosse um frango de padaria, te “sugando” dos pés à cabeça como acontece em muitos lugares, inclusive no Brasil. Vi muitas mulheres viajando sozinhas pela Ásia e eu achei tudo muito seguro e tranquilo, ao menos por onde passei.
7 Eleven – lojas de conveniência
Certamente você vai ver várias lojas dessas e vai entrar em uma praticamente todos os dias! Eu amo uma 7 Eleven! É uma loja de conveniência que tem um pouco de tudo. Desde produtos de higiene, eletrônicos e comida. Os lanches e comidas prontas eles esquentam na hora para você comer quentinho. É uma delícia! Em todo lugar tem uma 7 Eleven, inclusive às vezes uma ao lado da outra.
As praias são tão bonitas assim?
Sim! As praias da Tailândia são de cair o queixo! Coisa de filme. Além disso, águas quentes, calmas e de uma coloração divina. As ilhas de Phi Phi, Railay e Koh Lipe são as mais belas que já vi!
Curiosidades da Tailândia: Você sabia que em uma das praias da Tailândia existe uma caverna de pintos?
Nunca na vida eu havia visto uma ilha de pintos, e um tailandês orando em frente a um altar de pintos! Isso mesmo, pinto, genitália masculina, ou pênis, como queiram chamar. Para nós é algo incomum e pode até parecer engraçado, mas por outro lado para eles é um lugar muito importante e sagrado. Ou seja, tenha respeito! Eles oram pela fertilidade e boa sorte e há várias lendas sobre esse lugar. Por mais estranho que pareça para nós, para eles é assim. Esse lugar se chama Phra Nang Cave e fica em Railay Beach
Bangkok, a capital da Tailândia
Bangkok é uma bagunça sem limites. No primeiro dia levei um choque, mas depois passei a gostar daquela desordem organizada! E existe sim desigualdade, em Bangkok vi a parte pobre e também a parte rica.
Tudo acontece na Tailândia. Tudo! Vi coisa que até Deus duvida!
Como se locomover em Bangkok
Bangkok é uma loucura, conforme já comentei aqui. Porém a locomoção não é difícil e há vários meios para se locomover. Lá você pode usar metrô, barco, Uber, Grab, táxis, moto táxis e tuk tuk. O Grab é como o Uber. Em primeiro lugar fique atento aos motoristas de tuk tuk e taxistas. Não acredite quando te disserem que alguma atração turística está fechada. Isso é golpe, pois eles fazem isso para te levar a um lugar mais longe e ganhar mais com a corrida. Caso realmente precise usar um tuk tuk ou táxi, negocie o preço antes e insista para que te deixem onde pediu, mesmo eles informando que o lugar está “fechado”. Ainda assim vale a pena ter uma experiência de andar de tuk tuk, caso você nunca tenha utilizado um.
Veja aqui neste post como usar cada um dos transportes disponíveis em Bangkok.
Curiosidades da Tailândia: Tatuagens
O país tem incontáveis estúdios de tatuagem. É quase impossível ir embora sem uma! Além dos estúdios, você pode tentar uma Sak yant, a tatuagem sagrada feita por monges ou arjans. Eu consegui fazer uma com um Arjan, com direito a uma cerimônia bem emocionante. Eles usam o método do bambo, e sim, dói, mas dói muito! Além disso, é bem comum ver os turistas se tatuando de madrugada após as festas. Eu acho engraçado aquele povo meio bêbado tatuando sei lá o que!
Melhor época para visitar a Tailândia – Dicas da Tailândia
Evite visitar o país na época de monções, que vai de abril até outubro. Você pode ter sorte e pegar dias lindos, mas há muita chance de pegar fortes ventos e chuvas torrenciais por dias, não conseguindo ir sequer até a esquina. Ou seja, tente ir de outubro até final de março.
Você lembra que o tsunami de 2004 causou destruição no sudeste asiático incluindo a Tailândia? Muitas praias foram destruídas pelo tsunami de 2004. Apesar de ainda ser possível ver destroços em alguns lugares, a maioria se reergueu como Koh Phi Phi por exemplo. E não tenha medo, pois hoje os países afetados estão muito mais preparados caso um dia aconteça novamente algo semelhante. Hoje eles conseguem saber com antecedência se vai ocorrer algo assim, e há várias rotas de fuga traçadas, com placas sinalizando o caminho.
É caro visitar a Tailândia?
Uma viagem para a Tailândia não é cara mas já foi mais barato, quando o dólar também era mais barato. O que encarece é a passagem aérea. E são pelo menos 25 horas de viagem até lá. Mas vale cada interminável hora que você passa dentro do avião, vai por mim, vale muito a pena.
Idioma
A maioria dos tailandeses entende o básico de inglês todavia com um inglês básico você já consegue se virar por lá. Em lugares mais turísticos eles falam inglês, porém aquele inglês deles, sem a pronúncia do R, o que dificulta um pouco a compreensão, entretanto dá para entender. Salvo nos lugares mais afastados, que a maioria não fala nada de inglês. Eu costumo dizer que não falar inglês não deve ser um empecilho para sua viagem, mas aconselho a você estudar ao menos o básico para não passar por tanto perrengue. O que ocorre ao não falar inglês é que você perde a oportunidade de interagir com outras pessoas, mas nada que inviabilize sua viagem.
Eu já visitei a Tailândia três vezes e definitivamente visitaria todos os anos!
Seguro de viagem na Ásia
Já pensou estar do outro lado do mundo e precisar de assistência médica ou de um seguro e não ter? Portanto não viaje sem seguro de viagem! Afinal não é caro, logo não vale a pena você arriscar sua viagem por algo assim. Veja aqui neste post como contratar um seguro de viagem e o que você precisar considerar na contratação. No site da seguros promo você consegue comparar valores e coberturas de vários seguros. Quer desconto no seguro? Clique aqui para garantir seu desconto com a parceria que temos com a seguros promo!
Consultoria e roteiros personalizados
Gostou de todas essas curiosidades da Tailândia? Porém ainda assim está com dificuldades para fechar seu roteiro? Posso te ajudar com isso. Veja aqui como funciona meu trabalho de consultoria de viagens e roteiros personalizados.