Como lidar com o período menstrual e seus sintomas durante uma viagem
agosto 13, 2020O que fazer em Bangkok além dos Templos
setembro 4, 2020Vai viajar e não sabe falar inglês? Veja aqui 9 dicas para viajar sem falar inglês ou sem falar o idioma local!
Quando pensamos em visitar algum país, antes de mais nada vem aquela dúvida para quem não fala outro idioma: vou conseguir viajar sem falar inglês, espanhol ou o idioma local do país que quero visitar?
Se hoje eu pudesse dar um conselho para a Luisa lá da minha infância, certamente esse conselho seria: estude idiomas! E esse sempre será um conselho que darei para todos. Mas se hoje você não fala outro idioma e quer viajar, a boa notícia é que tem como fazer!
Primeiramente, preciso te falar que você não precisa aprender todos os idiomas existentes no mundo para assim poder viajar para qualquer lugar. Isso é inviável! Mas você consegue sim viajar sem dominar o idioma, porém com atenção à alguns detalhes, conforme vou citar a seguir.
É possível viajar sem falar inglês?
Antes de tudo: sim, é possível viajar sem falar inglês! Jamais deixe que o idioma seja uma barreira para você não viajar, porque de uma forma ou outra você se vira!
Claro que é bem possível também que você passe por alguns perrengues e apertos se não souber ao menos o básico, ainda mais se estiver viajando sozinho ou sozinha. E com o tempo na estrada você vai naturalmente melhorando o inglês, isso é consequência, porém até chegar nesse ponto você vai ter passado por algumas situações, algumas podem virar até histórias engraçadas para contar depois.
Quais idiomas eu Luisa falo?
Eu falo muito bem espanhol e o meu nível de inglês hoje é aquele que dá para se virar, mas longe de ser bom ou fluente. Entendo direções, orientações e consigo manter uma conversação devagar com outras pessoas, inclusive durante minha última viagem passei vários dias viajando somente com pessoas que falavam inglês, pessoas estas que acabei conhecendo na estrada. Aprender inglês sempre foi um grande desafio para mim, e até hoje tenho dificuldades, porém nem por isso deixei de iniciar minha volta ao mundo.
O que vai acontecer se você viajar sem falar outro idioma?
Mesmo quando eu não falava nenhuma palavra de inglês eu viajava então posso comentar algumas coisas pelas quais eu passei:
- Ir para um lugar incorreto por não entender as orientações: por sorte nunca fui parar em nenhuma cidade errada por exemplo, mas já aconteceu de eu não conseguir encontrar determinado lugar por não entender a orientação que a pessoa me deu.
- Depender muito de tradutor: para quem não fala o idioma local e não entende nada de inglês, vai precisar usar muito o tradutor.
- Sempre ficar na dúvida se a pessoa está me falando algo certo ou se estou caindo em golpe.
- Não conseguir fazer tantas amizades quanto eu queria.
- Sempre ficar na dúvida se eu realmente entendi certo.
- Perder oportunidades de trabalho durante a viagem (neste caso eu estava em uma viagem de longo prazo).
Devo deixar de viajar por não falar inglês ou espanhol?
Não! Por favor não deixe de viajar por isso. Conheço muita gente que já viajou sem falar outro idioma, e eu mesma já fiz isso. Você só precisa estar preparado que pode ter algumas dificuldades pelo caminho!
A maioria dos viajantes tem paciência para ajudar e te entender, outros nem tanto. Vá ciente dessa condição.
E o espanhol? Ajuda em todo o mundo?
Nem sempre. O único idioma que vai te ajudar mais pensando a nível mundial é o inglês, e nem sempre isso é uma verdade absoluta, pois há países onde os locais não falam inglês, ou no máximo falam somente o básico. Para países aqui da América do Sul o espanhol é suficiente, e obviamente na Espanha também. Nos outros países encontrei aleatoriamente alguém que falava espanhol. Mas se você ainda não viaja, que tal começar pelos nossos países vizinhos e estudar um pouco de espanhol?
Eu estudei espanhol na escola Planeta Idiomas, de Joinville. Posso recomendar muito o trabalho deles, pois é uma escola séria e está na cidade há muitos anos. Inclusive eles dão aulas on-line e trabalham não somente com o idioma espanhol, mas também com inglês e alemão.
9 Dicas para quem não fala inglês ou outro idioma e quer viajar
Conforme eu citei acima, não deixe de viajar por não falar outro idioma. Sendo assim, leia aqui abaixo essas 9 dicas para você viajar sem falar inglês ou sem dominar outro idioma e não passar tanto perrengue.
Dicas para quem quer viajar e não sabe falar nada ou muito pouco em inglês
Além de tudo que está sendo explicado neste texto, considere também os pontos abaixo quando pensar em viajar sem falar nada ou quase nada de inglês:
- Baixe aplicativos de tradução off line no seu celular. Além do tradutor normal, há também a função de tradução por foto, pela opção câmera dentro do aplicativo. Por exemplo, digamos que você está na Tailândia e não entende as letras do alfabeto deles. Use o tradutor no modo câmera no texto e ele irá traduzir tudo o que estiver na foto.
- Leve impresso seus comprovantes de hospedagem, passagens, seguro de viagem e tudo mais que você possa precisar apresentar na imigração. Se o agente de imigração começar a te perguntar muitas coisas e você se enrolar sem saber o idioma, tenha em mãos esses documentos e entregue-os ao agente. Além disso aprenda a dizer que você está indo de férias para o país. Comprove que você tem sua passagem de saída. Isso já é meio caminho andado.
- Baixe mapas off-line: ao invés de ficar dependendo de entender as informações dos outros, tenha um mapa off line baixado em seu celular para evitar de se perder.
- Tenha sempre um chip de internet local ativo. Comprar um chip de internet para seu celular no aeroporto geralmente é mais caro, mas é uma opção caso você queira evitar perrengues.
- Diga para o outro que você não fala tão bem o inglês. Quando faço amizades na estrada já costumo dizer que não falo muito bem o inglês, isso faz com que as pessoas tenham mais calma e falem mais devagar comigo, facilitando bastante. Geralmente funciona.
- Não tenha vergonha de falar errado. Ninguém vai ficar rindo de você por não falar inglês corretamente. E há quem diga também que alguns drinques te ajudam a perder a vergonha, e eu arrisco afirmar que isso é bem verdade, por experiência própria!
- Faça trabalho voluntário. Caso você esteja pensando em uma viagem de longo prazo, que tal fazer um trabalho voluntário por exemplo, em hostel? Você vai se forçar a falar outro idioma e principalmente o inglês. Todas as pessoas que eu conheço que optaram por essa modalidade aprenderam muito rápido.
- Procure companhia para viajar. Se mesmo com todas essas dicas você não se sente confortável, que tal procurar companhia em grupos de viagens? No próprio Facebook você encontra vários grupos com esta finalidade.
- Estude o básico de inglês. Sempre recomendo que você aprenda ao menos o básico de inglês. Só isso já vai te abrir muitas portas. Procure uma boa escola de idiomas, ou se a grana estiver muito curta, ao menos aprenda o básico com aplicativos e sites gratuitos. Pode até não ser a mesma coisa que estudar em uma escola de idiomas ou com um professor particular, mas vai ajudar bastante.
Dicas para quem quer viajar para um país onde as pessoas não falam nem inglês e nem espanhol
Mesmo que o inglês ou espanhol não sejam a língua nativa do país, é muito comum que nos lugares turísticos eles saibam falar ao menos o básico de inglês para que possam interagir com os turistas que viajam para lá. Você consegue se virar.
E além de todas as dicas citadas na sessão anterior, veja mais essa super dica que pode te ajudar ao viajar sem dominar o idioma local:
- Aprenda frases e palavras básicas do idioma local. É sempre elegante e simpático aos olhos dos nativos se você souber falar algumas expressões básicas no idioma deles e isso pode fazer com que eles sejam até mais atenciosos com você e te ajudem mais. Como por exemplo, se você vai para a Tailândia, aprenda ao menos como falar um “oi“ ou “obrigado“ em Tailandês. Eles ficam bem contentes com isso. Outro exemplo, são os franceses que têm fama de não serem muito simpáticos, principalmente se você não fala nada de francês e chega lá só com inglês. Aprenda frases básicas em francês e as coisas podem ser mais leves para você.
Dica de vídeo de expressões em Tailandês: Veja aqui esse vídeo que a Ana do @viagemaserio fez explicando como falar algumas coisas básicas em Tailandês.
Algumas situações engraçadas que passei por não dominar o idioma
Entonação
Logo que cheguei em Bangkok em 2019, estava sem internet e não conseguia encontrar a estação de metrô. Um tailandês que não falava absolutamente nada em inglês me parou na rua para tentar me ajudar ao me ver perdida. Falei para ele que eu queria ir até a Khao San Road, a rua mais famosa de Bangkok. Mesmo assim ele não me entendia. Foi aí que decidi colocar a entonação que eles usam e dei aquela cantada na frase! Deu certo, ele me entendeu, abriu um sorrisão e apontou para a direção da estação de metrô. Na hora foi engraçado como eu usei a entonação, mas funcionou!
Mímica e imitação
Em Roma, saí com um grupo onde todos falavam somente inglês. Fomos à um barzinho tomar algumas cervejas, e eu já tinha perdido a vergonha de arriscar meu inglês depois do primeiro copo, mesmo com eles falando super rápido. Na situação eu tentava explicar para eles que não havia conseguido dormir na noite anterior porque meu colega de quarto roncava muito. Como eu não sabia como se falava roncar em inglês, tentei imitar um barulho de ronco, que mais pareceu um berro de porco. Todos rimos por muito tempo dessa situação, e eu lembro até hoje.
Conclusão
Falar outro idioma é muito importante sim e abre muitas possibilidades para você, além de facilitar as coisas. Mas não deixe que o medo ou receio por não falar inglês tem impeça de viajar. Leve em conta as dicas deste post e se joga no mundo! Nada deve apagar seu sonho ou desejo de viajar.
O ser humano tem uma habilidade inexplicável de conseguir se comunicar, isso desde sempre. Por mímica, desenhos, apontando para as coisas ou gesticulando. Seja como for a comunicação acaba acontecendo.
E novamente, tente aprender coisas básicas caso não possa procurar um curso, e vá! Somente vá!
Agora que você viu que é possível viajar sem falar outro idioma, recomendo a leitura destes posts para ajudar no planejamento de sua viagem:
- Como planejar uma viagem
- Aplicativos úteis em viagem
- Como funciona um Free Walking Tour
- Dicas para viajar sozinha
5 Comments
Adorei a sinceridade e o texto!! Muito bom!! 👏🏼
Em algumas ocasiões viramos reféns sem nem ao menos ter uma referência.
Mas língua nunca foi barreira, ainda bem!
Obrigada!
Obrigada Ana! Concordo com suas palavras, língua nunca foi barreira, inclusive uma viagem deve servir de incentivo!
Que legal essas dicas, tenho vontade de começar a viajar em 2023, mas ficava com um pouco de receio pelo meu inglês ser muito fraco, agora vejo que é possível. Tu tens Instagram para acompanhar essas viagens?
Adorei as dicas!
Tô planejando viajar para Europa, sou uma q não sei nada de outro idioma, mas já viajei para Buenos Aires, Motivideo, Santiago e consegui mim virar kkk
Mim dá uma dica de onde começar uma viagem pela Europa gastando pouco, sendo q meu foco e está na Alemanha em uma determinada data.
Que legal Andreia, seus planos para Europa! Segue as dicas do post que já vai te ajudar bastante.
Se você tiver com orçamento justo para uma viagem a Europa, sugiro você começar pelos países do leste europeu e balcãs. Boa sorte!