Koh Tao, dicas dessa pequena ilha da Tailândia que merece muito a visita! Veja aqui o que fazer em Koh Tao, como se locomover e onde se hospedar na ilha
julho 10, 2020Já pensou em viajar para a Jamaica? Veja aqui tudo o que você precisa saber e dicas de roteiro
julho 15, 2020Você tem vontade de experimentar uma hospedagem em hostel mas nunca se hospedou pois ainda tem aquele receio por não saber se é seguro, organizado e como vai ficar sua privacidade? Quer saber melhor sobre o que é hostel e como funciona?
Se tem algo que facilitou muito a vida do viajante independente são os hostels! Quando fala-se em hostel muita gente ainda faz cara de espanto ou torce o nariz. Às vezes por não saber exatamente como funciona ou ter aquela impressão de que irá dormir com 57 mil pessoas amontoadas em um quarto! Não é nada disso!
Vou compartilhar com vocês várias dicas para conseguir um hostel com a sua cara e explicar como funciona. Fica aqui a experiência de quem já se hospedou em mais de 100 hostels pelo mundo.
Porque as pessoas se hospedam em hostel?
Eu já me hospedei em hostel de todos os tipos, desde aquele hostel bem roots até hostel melhor que muito hotel. E já vi gente de todo tipo nessas acomodações, já vi família se hospedando em hostel, aquele mochileiro sem um puto centavo no bolso, gente de grana, grupo de amigos, solteiros, casais, e muita gente fazendo voluntariado, modalidade conhecida como work exchange (troca-se trabalho por hospedagem).
Mas o que essas pessoas têm em comum para procurarem um hostel? Ou querem economizar ou são pessoas que gostam de conhecer outros viajantes, seja para fazer amizade, conseguir companhia ou pegar dicas sobre o local. A vibe de um hostel é muito diferente das outras hospedagens, é algo mais como comunidade, e eu acho isso fantástico.
Destes mais de 100 hostels que já me hospedei, posso listar várias dicas, pontos positivos, negativos e avaliações gerais.
Mas primeiramente vamos falar sobre o que é um hostel.
O que é um hostel e como funciona
Um hostel nada mais é que um tipo de hospedagem colaborativa que se caracteriza por preços mais atrativos e promove a interação entre os viajantes, contando com cômodos compartilhados. Pense como se fosse uma casa, uma pensão com várias pessoas utilizando. Não vai ter serviço de quarto ou alguém para ficar arrumando sua cama, cada um deve cuidar do seu espaço, mas o hostel fornece toda a estrutura para isso e cuida da limpeza do local. É um ambiente perfeito principalmente para quem está viajando sozinho, além de ser uma opção muito mais barata que os convencionais hotéis. Há hostel de tudo que é tipo, alguns inclusive com quartos e banheiros privativos para quem quer um pouco mais de sossego e privacidade. Lembre-se sempre de levar sua toalha de banho e cadeado.
Dicas de como escolher um hostel
Depois de me hospedar em tanto hostel, posso passar boas dicas para quem está entrando nessa “vida” agora.
Pontos importantes para avaliar ao procurar um hostel
- Localização: procure um hostel com boa nota de localização, de preferência próximo à alguma estação de metrô ou ponto de ônibus, e que tenha mercado e restaurantes próximos.
- Armários: acho indispensável o hostel ter armários para guardar a sua bagagem ou ao menos um lugar que você possa trancar com cadeado seu objetos de valor como dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos e etc. Lembre-se sempre de levar seu próprio cadeado.
- Recepção 24 horas: isso é muito importante principalmente se seu horário de chegada for à noite ou de madrugada. Neste caso recepção 24 horas será indispensável para você. E de qualquer maneira, sempre comunique o hostel se sua sua chegada for muito tarde.
- Foto dos banheiros: veja como são os banheiros, e se ao menos parecem limpos.
- Higiene: leia muito bem as avaliações e nota quanto à higiene do hostel. Gente, isso é muito importante, mesmo para quem fica em hotel! Eu já fiquei em hostel com higiene duvidosa e acordei toda picada por bedbugs (também conhecidos como percevejos).
O que são bed bugs
Para quem não sabe, bedbugs são pequenos bichinhos que se criam nas camas, geralmente nos cantos, em locais de higiene duvidosa. Se assemelham aos carrapatos, e sugam sangue humano. E pior: eles se proliferam e você pode ter o azar de trazê-los dentro de sua bagagem, carregando e os espalhando por onde se hospedar. Não há indícios que eles transmitam doenças contagiosas, mas ser picado e depois lutar contra uma infestação deles não é boa ideia. Já vi relatos disso inclusive em hotéis, então fica essa dica bem importante. E não pense que isso é coisa de país subdesenvolvido, pois há diversos relatos em países desenvolvidos. Uma dica boa e algo que eu sempre faço é puxar a ponta do lençol para ver se não tem no canto do colchão, geralmente é ali que eles ficam.
O que é bom ter em um hostel, mas não indispensável
- Cozinha compartilhada: é bem útil quando o hostel disponibiliza cozinha compartilhada. Para quem tá precisando economizar ou gosta de preparar sua própria refeição, ajuda muito! Dependendo do estilo da sua viagem, cozinha pode ser até indispensável!
- Banheiros fora do quarto: quartos compartilhados com banheiros dentro tendem a ser mais barulhentos e sujos. É barulho de banho, descarga, acende e apaga luz, escova os dentes, faz maquiagem, seca cabelo e por aí vai, sem contar que pode ter cheiro desagradável. Então minha dica é, quarto compartilhado = banheiro do lado de fora. Com isso o quarto fica mais sossegado e mais limpo também.
- Tomadas e luz individual: se for possível visualizar isso nas fotos é ótimo. Acho muito bacana quando ao procurar uma reserva, vejo foto dos quartos e percebo que cada cama tem uma tomadinha, uma para cada pessoa. Além disso, se tiver uma luminária individual, cortina para separar as camas e um porta-treco junto à cama, é perfeito!
Avaliação dos hóspedes
Nada como a opinião de quem já se hospedou no hostel que você está pesquisando para te ajudar na escolha. Você consegue ver as avaliações em vários sites de reservas, como por exemplo Booking, Hostelword, Agoda e etc. No TripAdvisor além das avaliações, você pode visualizar fotos reais que os viajantes tiram durante a hospedagem e compartilham no site. Porque né amigos, quem aqui nunca entrou numa furada! No site do local aquelas fotos lindas, aí chega lá tem até cogumelo nascendo nas paredes.
O que ver nas avaliações
O que você precisa observar nas avaliações é basicamente: higiene, localização, se há armários, como são os banheiros, se tem recepção 24 horas e todos os demais pontos deste tópico. E lembre-se que hostel é um ambiente colaborativo.
Seja criterioso com as avaliações que você lê. Tem gente que exagera! Quer tratamento de hotel com preço de hostel.
A vibe do hostel combina com a sua?
Para que sua experiência em hostel seja a melhor possível, procure um lugar que entregue o que você procura. E o que você quer quando procura um hostel? Uma boa cama para descansar, sossego? Conhecer gente nova? Festa? Isso é uma das principais características para se ter em mente ao reservar um hostel. Você quer descanso e sossego? Então fuja de hostel denominados “party”, que organizem Pub Crawl ou que tenham pub dentro. Esses são mais animados, mas tendem a ser menos sossegados. Se você está na vibe de festa, ótimo! Vai se divertir muito e é a melhor forma de interagir com outras pessoas. Mas aquela noite que você quer descansar? Esquece. Novamente, veja as avaliações e fotos do hostel para ver se o estilo do local combina com o que você procura. Tem hostel para todo tipo de viajante.
Eu particularmente prefiro hostels mais sossegados, mas que tenham uma área comum bacana para socializar com outros viajantes. Por exemplo, que tenha uma sala com bastante sofás, opções de entretenimento, jogos, um pequeno barzinho, ou seja, algum lugar que você possa interagir com outros viajantes. Isso ajuda muito a fazer amizades e pegar dicas.
Etiqueta e educação em hostel
Por se tratar de um ambiente comunitário e compartilhado, tenha em mente que você deve pensar no coletivo. Portanto, seja educado! Lembre-se de evitar fazer muito barulho e ficar falando alto de madrugada, deixe suas coisas organizadas, evite levar sacolas plásticas barulhentas, e se for sair de madrugada deixe sua bagagem arrumada já no dia anterior. Você não está sozinho no quarto! Tem gente tentando descansar, gente que passou o dia batendo perna e precisa descansar. Tenha empatia com o seu colega de quarto.
Ficar em hostel é seguro?
Eu nunca tive qualquer problema em hostel, nem quanto à minha segurança e nem se tratando de furtos. Claro que já ouvi relatos de furtos dentro de hostel, assim como em hotel também. Por isso sou extremamente cuidadosa com meus pertences, e sempre procuro hostel que disponibilizem armários para trancar meus pertences de valor. Claro, que um cadeado também não vai impedir o cara que já está de olho nas suas coisas, mas dificulta bastante. Portanto tendo os cuidados básicos, acho seguro sim.
Ficar em hostel é seguro para mulheres?
Mulheres, a maioria dos hostels conta com quartos femininos, logo caso não se sintam seguras em quartos mistos, reservem um feminino. Geralmente isso funciona bem para deixar a mulherada mais tranquila ao se hospedar em hostel.
Hostel tem lavanderia?
A grande maioria dos hostels tem máquinas de lavar roupa que você pode usar ou contam com o serviço de lavanderia onde você deixa suas roupas, paga o valor cobrado e eles te entregam as roupas já secas e passadas. Geralmente os preços são bem acessíveis.
Hostel oferece refeição?
Depende do hostel, isso você tem como ver no momento da reserva. Tem hostel que oferece café da manhã e hostel que não oferece nenhuma refeição. Mas lembre-se, não vá esperar um super café da manhã, principalmente em hospedagens fora do Brasil. Dificilmente você encontrará em outros países um café tão farto como o nosso.
Como dormir dividindo quarto com desconhecidos – o que é hostel
A pergunta que não quer calar: vou conseguir dormir dividindo quarto com desconhecidos? Bom, aí é de cada um, depende de quão leve é seu sono. Porém pense que geralmente você voltará cansado de passeios e de bater perna o dia inteiro. Eu não tenho problemas com isso, durmo de qualquer forma. Há quem use protetor auricular e tapa olho. E se isso realmente for um problema, lembre-se também que tem muito hostel com quarto privativo. É uma ótima opção, pois você pode ter sua privacidade e ao mesmo tempo usufruir das instalações compartilhadas do hostel para conhecer outras pessoas.
Os melhores hostels que já me hospedei
Para mim até hoje o melhor hostel que eu fiquei foi o By Bed, em Chiang Mai na Tailândia. Lá eles serviam café da manhã com muita variedade, tanto para nós que moramos aqui na América, quanto para o pessoal da Ásia além de disponibilizar café, frutas e água livre o dia inteiro. Sem contar o conforto, limpeza e localização. Tudo nesse hostel funciona muito bem. Igualmente, outros que gostei muito também foram o Hostel Jeri Central, em Jericoacoara, Rambler Pocitos Hostel em Montevidéu, The Alley Hostel&Bistro em Bangkok, Be Okay em Medellín, Old Quarter View em Hanoi, Guni Guni em Puerto Princesa e o Curitiba Casa Hostel, em Curitiba.
E os mais agitados? Wild Rover em Cusco, Arequipa e La Paz, Ibiza Pool Party em Phi Phi Island e Slumber Party em Ao Nang.
Quanto custa uma hospedagem em hostel?
Essa pergunta não tem uma resposta exata, pois vai depender do custo da cidade que você vai se hospedar. Por exemplo, um hostel na Bolívia cheguei a pagar R$ 12,00 reais. Apenas para comparação, no Brasil paguei R$ 40,00 em um bom hostel e R$ 70,00 em um hostel bem ruim, mas este de R$ 70,00 era em uma praia com preços elevados. Ou seja, para saber quanto é um preço justo para pagar em um hostel, você terá que comparar algumas opções na cidade que pretende viajar para ter um parâmetro.
É bom se hospedar em hostel?
Eu gosto! Principalmente se eu estou viajando sozinha. Geralmente em hostel é onde pego as melhores dicas da cidade e faço amizade com outros viajantes. É o tipo de lugar onde você não se sente sozinha. É lá que consigo parceria para dividir um passeio ou dividir o aluguel de algo, ou até mesmo uma companhia para ir até um lugar que não me sentiria confortável em ir sozinha. Em hostel já fiz boas amizades, as quais mantenho até hoje, e de todos os cantos do mundo.
Como conclusão, caso você nunca tenha se hospedado em hostel, faça uma experiência, afinal, por que não? Considere todas as dicas deste post e veja se é seu perfil. Comece se hospedando em algum hostel perto de sua cidade quando fizer alguma viagem pela região para ver se funciona para você. Vejo muita gente inviabilizando uma viagem por falta de grana para pagar um hotel, sendo que temos boas opções mais baratas. Então, porque não?
Precisa de mais algumas dicas para viajar gastando pouco?
Agora você já sabe o que é hostel e como funciona, mas ainda assim está difícil baixar o custo de sua viagem? Já pensou em usar o Couchsurfing e conseguir hospedagem gratuita pelo mundo? Veja aqui neste post o que é Couchsurfing, dicas de como usar e como conseguir sua primeira hospedagem. Além disso, sugiro participar de Free Walking Tour nas grandes cidades, que são basicamente tours com base em gorjetas ou pequenas contribuições. E se mesmo assim sua viagem não está saindo do papel, veja aqui os serviços de consultoria e roteiros personalizados que posso te oferecer.
Desconto em seguro de viagem
Nunca viaje sem uma assistência para momentos difíceis. Garanta aqui seu desconto em seguros de viagem, pela parceria que temos com a Seguros Promo. Se você tem dúvidas de como contratar um seguro de viagem, esse outro post pode te ajudar!