11 Templos em Bangkok para visitar
setembro 4, 2020Como foi passar natal e virada de ano sozinha em país muçulmano
setembro 20, 2020Cameron Highlands tem aquele ar de cidade de interior, mais fria que a grande maioria das cidades visitadas na Malásia e surpreende pelos atrativos naturais, principalmente pelas enormes plantações de chás, que criam uma paisagem de um tom verde claro incrível. É uma cidade forte na agricultura e que fez disso também um atrativo turístico.
Apesar de ser uma cidade pequena, conta com vários atrativos naturais. Vale a pena incluir Cameron Highlands em seu roteiro de viagem pela Malásia. Com 1 à 2 dias você consegue visitar muita coisa por lá.
Prepare um casaco e conheça as paisagens incríveis de Cameron Highlands!
Como ir à Cameron Highlands a partir de Kuala Lumpur
Kuala Lumpur e Cameron Highlands estão à 200 km de distância uma da outra, e para chegar até lá você pode optar pelas seguintes opções:
Ônibus
É muito fácil e tranquilo se deslocar de ônibus na Malásia, pois os ônibus geralmente são muito confortáveis. Para chegar até Cameron Highlands você precisa ir até a cidade chamada Tanah Rata, que é a cidade onde você ficará hospedado (entenda Cameron Highlands e Tanah Rata como sendo a mesma coisa, para evitar confusão). Em Kuala Lumpur, saindo do terminal Bersepadu Selatan (TBS), compre uma passagem em um dos guichês azuis com branco até Tanah Rata, ou você pode também comprar antecipadamente pelo site da 12go.asia. A passagem custa em torno de 35 MYR e a viagem demora aproximadamente 5 horas com as paradas.
Veja também como se locomover em Kuala Lumpur.
Aluguel de carro
É uma opção também para quem quer fazer por conta própria e ter mais liberdade com os horários.
Tour
A saber, existem tours saindo de Kuala Lumpur para Cameron Highlands. Geralmente são de 1 dia, saindo bem cedinho de KL e visitando as principais atrações de Cameron.
Eu particularmente preferi fazer por conta própria e tudo no meu tempo. Fiquei 2 dias na cidade e contratei um tour diretamente na cidade.
O que fazer em Cameron Highlands
Uma das principais atrações de Cameron Highlands e o que de fato me atraiu até lá foram as plantações de chás pois as paisagens que criam é incrível. Cameron Highlands nem estava no meu roteiro, mas depois de descobrir a cidade em um blog de viagens, arrumei minha mochila e no outro dia cedinho eu saía de Kuala Lumpur em direção à Cameron Highlands, em pleno dia 30 de dezembro. Ou seja, descobrir Cameron Highlands mudou também meus planos de virada de ano. Por sorte minha host do Couchsurfing me deu uma blusa de frio, pois viajando à meses pelo sudeste asiático eu tinha somente roupa de calor!
Segue algumas sugestões de o que fazer em Cameron Highlands.
Visitar as plantações de chás – O que fazer em Cameron Highlands
Existem várias plantações de chás que você pode visitar na cidade, e você passa em frente de uma delas inclusive quando está chegado de ônibus em Tanah Rata. Eu visitei duas, sendo:
Boh Tea Center
Fiz essa visitação com um tour, onde pudemos apreciar a vista e conhecer o processo de fabricação do chá com um rápido tour guiado. Além disso eles contam com uma loja onde você pode comprar também vários dos chás plantados ali, e uma cafeteria para tomar e comer algo apreciando a vista das plantaçoes.
Valley Tea House
Não contente em visitar apenas uma das plantações de chás e considerando que o sol havia voltado, resolvi ir até a Valley Tea House a pé. Fui caminhando por 5km estrada a baixo e voltei de carona. Caso você opte em ir a pé e voltar de táxi, como eu tinha planejado, saiba que não é fácil encontrar um táxi na Valley Tea House. Como seriam 5km caminhando e só subida, preferi pedir carona e foi bem fácil conseguir.
Minha sugestão para essa visita é que se você não tiver alugado carro ou moto, vá e volte de táxi. Peça para o táxi te esperar enquanto você conhece a casa ou marque um horário para ele te buscar.
Particularmente eu gostei mais da Valley Tea House, achei a vista mais bonita, mas a ausência do sol quando visitei a Boh Tea pode ter influenciado no meu gosto.
Mossy Forest
Trata-se de uma floresta de musgos. Apesar de ser uma atração super interessante, não consegui fazer a visitação por questão de tempo, mas recomendo muito essa visita, com todos os relatos que li e fotos que vi, me pareceu bastante interessante.
Jardins de Insetos
Eu visitei a Butterfly Garden, que é tipo um zoológico ou jardim de insetos. Lá você encontra lindas borboletas e insetos diversos. Há também um pequeno museu de insetos dentro do local, com vários deles catalogados. Turismo deste tipo sempre me incomoda um pouco, principalmente pelo fato das borboletas ficarem presas, mas saiba que é um passeio que existe.
Paga-se 10 MYR de entrada.
Rose Centre
É um lugar muito agradável e bonito com variadas espécies de flores. Aos amantes de flores, é uma boa sugestão.
Plantações de Morango
Já perceberam que agricultura é o forte da cidade né? Pois bem, lá você encontra também as plantações de morango, onde pode colher e comer seus próprios moranguinhos. Paga-se um valor pela compra.
Infelizmente fiz essa visita fora da época dos morangos, então vi apenas as plantações mesmo e não colhi nenhum morango, pois estava bem fraco.
Fazendas de abelhas
Nestas fazendas você pode conhecer melhor o processo de colheita do mel e comprar produtos à base de mel na loja deles. Experimentei alguns e eram deliciosos. Fui na Bee Farm, e a entrada custava 5 MYR (preço de 2019).
Mercadões de rua
No tour que fiz foi feito uma parada em um mercado com vários produtos que são produzidos na cidade além de alguns artesanatos. Eu sempre gosto de visitar esse tipo de mercado local de rua para conhecer mais das coisas típicas da região.
Trilhas
Cameron Highlands é conhecida também por várias trilhas que tem pela região. Vai desde um nível mais leve até o mais pesado. Por isso, as trilhas são classificadas de 1 à 10. Você pode usar o maps.me para ter melhores direções durante a trilha, mas lembre-se de baixar o mapa local quando tiver internet, pois esse mapa funciona off-line. Veja aqui também a lista de aplicativos que eu utilizo em viagens e que me ajudam muito.
Gunung Brinchang
É um pico onde você consegue ter uma bela vista da cidade.
Essas atrações citadas acima são apenas algumas sugestões, pois a cidade ainda conta com vários outros pontos de visitação, como cachoeiras, fazenda de cactus, tour para encontrar a flor Rafflesia, e por aí vai.
Como conhecer as atrações de Cameron Highlands?
Você pode optar pelas seguintes opções:
Alugar uma moto ou um carro
Essa opção te dá mais liberdade para conhecer as atrações de sua preferência, com preços acessíveis. Você encontra facilmente várias locadoras por lá.
Tours
No centrinho de Tanah Rata tem várias agências vendendo tours. Há várias opções. Eu escolhi um de meio período mas no final algumas atrações não eram muito bem de meu gosto. Segue algumas opções de tour com os respectivos valores.
Tours em Cameron Highlands Opções de Tours Opções de Tours em Cameron Highlands
Táxi
Caso você não dirija ou não queira dirigir e não gosta muito de tour, você pode também negociar preço com algum taxista para visitar algumas atrações.
Quanto dias ficar em Cameron Highlands?
Em 1 dia cheio você consegue visitar as principais atrações. Mas sugiro uns 2 dias para sentir melhor o clima da cidade. Caso opte pelas trilhas aí planeje sua estadia de acordo com quantas trilhas você vai fazer.
E aí, bora preparar o casaco e conhecer Cameron Highlands?
Mais alguns posts que podem ajudar no seu planejamento de roteiro pela Malásia
- O que fazer em Kuala Lumpur
- Como se locomover em Kuala Lumpur
- O que fazer em Malaca
- Como planejar sua viagem
- O que é um hostel e como reservar um de acordo com seu gosto
- Dicas para viajar sozinha
- Dicas para viajar ao exterior sem falar inglês ou o idioma local
E por fim não esqueça de contratar seu seguro de viagem! Esse blog tem parceria com a Seguros Promo. Contratando através deste link você ganha desconto e ainda ajuda esse blog a se manter!