
Aplicativos para viagem: tenha uma viagem mais prática e fácil usando bons aplicativos!
maio 11, 2020
Como se locomover em Kuala Lumpur
junho 15, 2020

Kuala Lumpur, capital da Malásia, tem um dos principais aeroportos da Ásia, e por lá chegam vôos de todos os lugares do mundo. Contudo não é raro encontrar passagens em promoção passando por Kuala Lumpur. Portanto é muito comum turistas de todo o mundo comprarem vôo até lá para depois se deslocarem para outros países da Ásia. Caso esse seja seu caso sugiro a leitura destes posts com dicas sobre a Tailândia e Filipinas. Com isso Kuala Lumpur acaba se transformando apenas em uma conexão, e as atrações visitadas na maioria das vezes se restringem apenas a Batu Caves e as Petronas Twin Towers, boa parte pela falta de conhecimento sobre o que fazer em Kuala Lumpur. Todavia a cidade não é somente isso! Veja aqui neste post 20 atrações da cidade e dicas para que você possa montar seu roteiro em Kuala Lumpur.
Veja também o que fazer em Malaca, na Malásia!
Eu fiquei 15 dias em por lá e posso garantir que a cidade tem muito mais que isso. Aliás, foi um lugar que me impressionou demais tanto pelas suas atrações como por sua estrutura como cidade mesmo. Você sabia por exemplo, que a cidade conta com ônibus urbano gratuito com wi-fi e ar condicionado disponível para qualquer pessoa utilizar? É isso mesmo! Veja neste post mais sobre como se locomover em Kuala Lumpur.
Mas afinal, o que tanto tem de bom para ver na cidade? Como montar um roteiro em Kuala Lumpur?
Apesar de não concordar quando as pessoas falam que Kuala Lumpur é basicamente Batu Caves e Petronas Towers, preciso concordar com a imponência destes dois lugares e vamos começar falando destes pontos turísticos. Em seguida vou listar tudo que conheci por lá.
Dicas de o que fazer em Kuala Lumpur
Petronas Twin Towers
Primeiramente vamos falar do cartão postal da cidade, as Petronas Towers! A saber, as Petronas estão entre os prédios mais altos do mundo e a imponência das torres é inegável! Elas são abertas para visitação interna mediante compra de tickets, embora eu particularmente ache elas mais bonitas à noite vistas por fora. Por se tratar do ponto turístico mais conhecido da cidade há bastante turistas por ali e você vai precisar disputar espaço por uma foto. Mas aí vai uma dica: se você contornar os prédios, vai chegar ao parque KLCC. E lá o número de pessoas é muito menor! Consegui fotos lindas, com o parque que é muito bonito como paisagem e as torres logo ao fundo. E praticamente sozinha!
Durante a noite as torres iluminadas são mais imponentes ainda. Vale muito a visita tanto de dia como à noite. Eu fui de dia, à noite e fiz a visitação interna. A visitação é dividida por grupos e feita com horário marcado. Consulte o valor atualizado do ticket direto no site oficial das Petronas. Eu comprei o ticket na hora, preferi não comprar antes pois esperei o céu estar com poucas nuvens para fazer a visitação. E como eu teria que aguardar 1:30h para meu horário de visitação, aproveitei este tempo para conhecer o KLCC parque, que fica logo atrás, é aberto ao público e gratuito. Outra opção é você ir até o shopping, que fica abaixo das torres.
Como chegar: uma das linhas gratuitas do ônibus urbano chega até as torres. Clique aqui para ver como se locomover em Kuala Lumpur e o mapa destas linhas de ônibus. Ou dependendo de onde você estiver hospedado, dá para ir a pé e se estiver mais longe um Uber resolve.
Mais uma dica:
Se você tem uma GoPro ou alguma câmera grande angular, leve! As torres são realmente grandes e não cabem na câmera simples do celular. Isso atrai também vários vendedores de lente olho de peixe, aquelas que você pode acoplar ao celular. O preço não é muito bom comprando ali, mas é uma opção caso você precise.

Batu Caves
Batu Caves é um complexo com cavernas e templos hindus. Logo na entrada você encontra a estátua de Lord Hanuman, conhecido como Deus das causa impossíveis. Em Batu Caves você tem a oportunidade de ver vários fiéis e dessa manteira presenciar várias cerimônias hindus. Sem contar com os detalhes dos templos, que são lindíssimos. E tudo muito colorido! Caminhando um pouco, você vai ver a grande escadaria colorida com mais de 300 degraus e a imagem de Lord Murugan. Para terem ideia do tamanho desta imagem, ela tem 42 metros e é maior que o nosso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro! Subindo as escadas você encontra mais templos lá dentro da caverna. É realmente impressionante e certamente vale a visita.
E surpreendentemente para fechar minha visita com chave de ouro, no templo logo abaixo das escadarias pude presenciar um casamento hindu. Cheguei bem no final da cerimônia e fiquei um bom tempo observando as vestimentas e costumes deles. Foi uma daquelas surpresas boas que você não espera.
A entrada de Batu Caves é gratuita. Porém para acessar alguns lugares dentro do parque você precisa pagar.
Como chegar: apesar de ser um pouco longe, há uma estação de metrô que sai na entrada do complexo. É muito fácil chegar até lá, basta ver a linha de metrô que vai até a estação com nome Batu Caves. Ou lembre-se também que o Uber funciona muito bem em Kuala Lumpur.

Edifício do Sultão Abdul Samad e arredores (Sultan Abdul Samad Building)
O edifício do Sultão tem uma arquitetura muito bonita e você pode conciliar essa visita com outras atrações que tem aos arredores, conforme vou citar a seguir. Dá para montar um roteiro de Kuala Lumpur agrupando essas próximas atrações, já que ficam uma ao lado da outra.
Merdeka Square
Chamada também de praça da Independência, fica em frente ao edifício do Sultão e tem grande importância para a cidade, pois foi ali que pela primeira vez foi hasteada a bandeira da Malásia quando deixou de ser uma colônia Britânica. Trata-se de um grande gramado com fontes d’água e onde tem um mastro com a bandeira do país.

National Textiles Museum
Eu não entrei nesse museu, mas me pareceu bem interessante. Fica logo ao lado do Edifício do Sultão também. A entrada no museu é gratuita.
Masjid Jamek Fountain
São fontes que ficam juntamente ao edifício do Sultão e perto da mesquita Jamek Sultan Abdul Samad. Muito provavelmente você passará rapidamente por elas quando for à Masjid Jamek Sultan, próxima atração de nossa lista.
Masjid Jamek Sultan Abdul Samad
Essa é a mesquita mais antiga de Kuala Lumpur. E é aberta para visitação. A entrada é gratuita e ao chegar você precisa usar as vestimentas islâmicas que eles mesmos fornecem. As roupas devem ser usadas inclusive pelos homens, principalmente se tiver tatuagem. Novamente, tem uma arquitetura bem interessante. Fiquei encantada com a simpatia de todos ali. Logo que cheguei, já me deram as roupas adequadas e gentilmente uma senhora ajudou a me vestir. Em seguida, ao entrar na parte onde são feita as orações, um simpático senhor me contou a história do local e me levou até o interior da mesquita. Apesar de ser grande, é uma visitação rápida. Observação: mesmo que você vá coberto dos pés a cabeça, precisa vestir as roupas deles. Além disso o cabelo também não pode ficar a mostra.

National Mosque
Com capacidade para 15000 pessoas, mais do que um lugar para visitação é acima de tudo um local muito importante para a cultura Islã.
Para minha infelicidade fui nessa mesquita em uma sexta-feira, justo dia das rezas dos muçulmanos. Com isso as mesquitas ficam com horários bem restritos para visitação e acabei não conseguindo entrar. Ou seja, tente evitar a sexta-feira para fazer essa visitação. Logo ao lado da mesquita você encontra uma feirinha com várias comidas e doces tradicionais. Vale a pena fazer a visita na mesquita e posteriormente ir na feirinha. As comidas ali são bem baratas e é frequentada por muitos locais. A poucos metros dali tem o Museu de Arte Islâmica, portanto você pode agrupar essas atrações para fazer ao mesmo tempo. Em uma manhã você faz tudo.
National Monument (Tugu Negara)
Esse monumento foi feito para homenagear os soldados mortos na luta pela independência do país. Sem dúvida é um lugar muito bonito, com um lago logo atrás do monumento, um parque atrás e logo à frente você pode avistar o Perdana Botanical Park, que é a próxima atração da lista.

Perdana Botanical Park
Mais um dos diversos parques da cidade, porém achei esse em especial muito diferente. São paisagens e plantas bem diversificadas ao longo do parque, vale a visita juntamente com o National Monument. Ou seja, já perceberam que Kuala Lumpur tem bastante área verde né?

Planetário Negara
Logo ao lado do Perdana Botanical Park, está o Planetário Nacional. A entrada é paga e acabei não entrando, mas as das fotos do local são bem interessantes. Mas é possível fazer essa visitação logo depois de uma visita ao Perdana Park caso você o visite e tenha tempo disponível.
KLCC Park
Conforme comentei no início do post, o KLCC Park fica logo atrás das Petronas Tower, e vale muito sim uma passadinha para conhecer o parque. A visitação é rápida também, mas apesar disso o parque é muito bonito e com muita área verde. As torres logo atrás dá um toque bem especial à paisagem como um todo. Além disso é ótimo para tirar fotos sem muita gente por perto.
KL Tower
Esse é outro prédio que se destaca na cidade não apenas pelo seu tamanho. No alto desse prédio você encontra o Sky Deck e o Sky Box, por onde consegue ter uma boa visão da cidade. O Sky Box é uma caixa de vidro para fora do Sky Deck, permitindo uma vista panorâmica da cidade. Eu não subi nesse prédio, pois por questões financeiras (não dá para fazer tudo), decidi entrar no Petronas. Mas vendo as fotos do Sky Deck e do Sky Box me parece até mais bonito que as fotos tiradas do alto das Petronas. Aí vai da sua avaliação e decidir qual deles visitar.
KL Forest Eco Park
Mais um dos belos parques da cidade. Justo ao lado da KL Tower você encontra o KL Forest Eco Park, ou seja, você pode fazer essas duas visitas juntamente. No KL Forest Eco Park você pode fazer uma visitação pelas pontes pencil que há dentro do parque além de ver variados tipos de ervas, plantas e árvores. Como resultado, o parque é conhecido como um pulmão no meio da cidade.

O que fazer em Kuala Lumpur – Shoppings e Compras
Kuala Lumpur tem um shopping a cada piscar de olhos. E com várias marcas famosas mundialmente, muita gente vai para lá para compras. Se você for até o Suria KLCC e o Pavilion certamente vai encontrar muita diversidade de marcas, caso seja seu foco.
Curiosidade: estive em Kuala Lumpur justamente em época de natal e ano novo. Apesar destas datas não serem comemorativas para o povo da Malásia, todos os shoppings estavam muito bem enfeitados. Curiosamente sem nenhuma referência ou imagens de Papai Noel e Jesus Cristo.
O que fazer em Kuala Lumpur: outras atrações
Além de todas as atrações citadas acima, há mais algumas as quais não fiz visitação mas que também são recomendadas para o seu roteiro em Kuala Lumpur:
- Istana Negara
- Royal museum
- Museum of Illusions
- Little India
- Thean Hou Temple
- Parque das Aves
Como organizar as atrações para montar um roteiro em Kuala Lumpur
Por fim agora você tem várias opções de atrações portanto já sabe o que fazer na capital da Malásia. Mas como organizar isso tudo? Vou te sugerir aqui algumas opções de roteiros, pensando em importância das atrações e considerando assim também a logística (quais atrações são perto uma das outras e como agrupá-las). Veja em seguida como montar um roteiro em Kuala Lumpur considerando sua disponibilidade de dias:
- Dia 01:
Batu Caves, KLCC Park e Petronas Towers - Dia 02:
Merdeka Squase, Masjid Sultan Abdul Samad, Masjid Jamek Fountain, Edifício do Sultão Abdul Samad, National Textiles Museum, KL Tower e KL Forest Eco Park. - Dia 03:
National Monument, Perdana Botanical Park, Planetário Negara. - 04 dias ou mais: além de todas as atrações acima escolha algumas outras das citadas nessa postagem.
Em suma, eu particularmente gostei muito de todas as atrações que visitei. Por fim, acredito que com esse post agora você tem várias opções para essa cidade que vai muito além das Petronas Towers e Batu Caves. Portanto que tal fazer uma estadia um pouco mais prolongada por lá e escolher alguns dos pontos citados aqui? E aí, ficou mais fácil de montar seu roteiro em Kuala Lumpur? Espero ter ajudado!
Viaje com segurança e tranquilidade
Mais importante do que saber o que fazer em Kuala Lumpur é saber que está viajando com a tranquilidade acima de tudo. Definitivamente, nunca viaje sem um bom seguro de viagem! Clique aqui para comparar seguros. Fechando o seu seguro por este link você ganha desconto e contribui para que esse blog se mantenha vivo e disseminando conteúdo para outros viajantes!