Como foi passar natal e virada de ano sozinha em país muçulmano
setembro 20, 2020Países para viajar sem passaporte
novembro 7, 2020Nestas minhas andanças como nômade, tive a oportunidade de morar um mês em uma das praias de São Francisco do Sul, uma cidade com pouco mais de 50 mil habitantes e a mais antiga do estado de Santa Catarina.
Pode-se dizer que São Francisco do Sul é um pequeno paraíso que oferece opções de o que fazer para todos os tipos de turistas, desde para quem gosta de cidades históricas até para aqueles fãs de praias e trilhas.
O que fazer em São Francisco do Sul – SC
Apesar de ser uma cidade pequena, São Francisco do Sul que fica em Santa Catarina oferece muitas opções de lazer. Sendo assim, aqui vai um resumão de algumas coisas da região que conheci enquanto morei lá.
Centro Histórico – o que fazer em São Francisco do Sul
São Francisco do Sul é a terceira cidade do Brasil a ser descoberta, mas de fato sua fundação se deu apenas em 1553. E é no centro histórico que você consegue ver toda a arquitetura da época, que em boa parte está preservada com vários casarões antigos. Vale a pena passar ao menos uma tarde no local e conhecer os pontos. Além das casas coloniais, há uma antiga igreja, o museu histórico e o museu do mar para visitação.
Forte Marechal Luz
Localizado junto à praia do Forte, para chegar até o forte você precisará subir uma estrada de 1,8km que pode ser feito tanto de carro, moto, bicicleta como a pé. Caso suba de carro recomendo algumas paradas para fotos, pois em vários pontos da subida se tem uma vista muito bonita da praia e do mar junto com o costão. Chegando ao forte a vista é mais compensadora ainda. Além disso, há um pequeno museu que conta a história do forte e os canhões de guerra. Na subida você vai ver uma imagem de uma santa e logo atrás dela há um pequeno caminho que leva a mais um ponto elevado de observação.
A entrada custa R$3,00 (valor de 2020). Mais informações no site https://forte-marechal-luz.negocio.site/website/forte-marechal-luz/
Morro Pão de Açúcar ou Morro da Cruz
O Morro da Cruz é o ponto mais alto da cidade de São Francisco do Sul e onde você consegue ter uma vista muito bonita da região. Há também uma cruz de concreto que pode ser avistada de vários pontos da cidade. Contudo para chegar até lá é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos de subida.
Vila da Glória
A Vila da Glória, em São Francisco do Sul é um lugar tranquilo, com muita história, beleza, opções de gastronomia e de lazer. Além das belas paisagens na Vila da Glória você pode conhecer as praias tranquilas que ali ficam, um trapiche de 300 metros que proporciona uma vista muito bonita e ótimo para boas fotos, uma igreja antiga, muita opção de gastronomia local além das cachoeiras. Contudo, a principal cachoeira, chamada de cachoeira do Casarão, fica dentro da propriedade do casarão histórico da família Backmeyer. Para essa visitação, paga-se um valor para auxiliar na manutenção do local.
Parque Estadual do Acaraí
Ao final da Praia Grande logo que termina o asfalto começa o Parque Estadual do Acaraí. É uma área de preservação e alguns pontos tem o acesso liberado. Logo no início do Parque há algumas dunas bacanas para praticar Sand Board. E logo mais a frente você encontra as trilhas. Uma das mais conhecidas é a trilha do Casqueiro, que além da vegetação preservada você encontra ruínas de uma igreja antiga e o cemitério da comunidade do Casqueiro. Além disso é na área do parque do Acaraí também que se encontra um hotel italiano de nível internacional que foi abandonado há muitos anos pelos donos. Não se sabe ao certo o motivo do abandono da obra, mas seja como for parte da obra está coberta pelas dunas e já foi decretada a eternidade destas ruínas.
Praias de São Francisco do Sul
Se tratando de praias, São Francisco do Sul está de parabéns! Eu morei na Praia da Saudade, conhecida também como Prainha. Mas vou falar um pouco de cada uma delas.
Praia do Forte
A Praia do Forte fica localizada junto ao Forte Marechal Luz, citado no início desta postagem e além disso você consegue avistá-la no morro do forte.
Praia da Saudade (Prainha)
A Praia da Saudade sendo também conhecida como Prainha, assim como o nome já sugere é uma pequena praia e fica entre as praias da Enseada e Praia Grande. Muito procurada por surfistas pelas ondas, tem um calçadão muito bonito para caminhar e além disso uma oficina lítica onde os povos sambaquianos produziam seus artefatos. Chegar até essa oficina é fácil, no final da prainha logo ao lado direito há uma pequena trilha que leva até lá e também é onde há a primeira caixa da água da praia. Ao mesmo tempo, a vista que você tem vendo a prainha e praia Grande nesta trilha é maravilhosa. Não precisa de preparo físico e pode ir até de chinelo.
Ao lado esquerdo da prainha também há uma trilha que pode ser feita onde tem uma bela vista.
Praia da Enseada
Perfeita para quem procura um mar mais calmo, a Enseada conta com várias lojinhas, muitas opções de restaurantes e barraquinhas de comida de praia. Assim como é a praia que mais enche de turista no verão. A saber, o melhor ponto para quem quer ver o pôr do sol na Enseada é ir perto da Turismar. É realmente muito bonito visto desta parte. Seguindo pela Enseada, você chega nas praias de Ubatuba e Itaguaçú.
Praia Grande
A Praia Grande foi uma surpresa para mim, pois eu não visitava essa praia há muitos anos, e quando voltei agora em 2020 me surpreendi com a estrutura da praia. Foi construído um calçadão muito bacana para caminhadas e para ciclistas, e a estrutura da praia em si melhorou muito de alguns anos para cá.
A praia também é muito bonita, e tem um mar mais bravo sendo assim é muito procurada para o surf. A vista do lado esquerdo perto da divisa com a Prainha é linda. Além disso é na praia Grande que se chega ao Parque Estadual do Acaraí.
Outras praias da região – o que fazer em São Francisco do Sul
Além das praias citadas acima há muitas outras pertencentes à São Francisco do Sul e que pode-se visitar e são essas:
- Capri
- Ubatuba
- Itaguaçú
- Praia do Molhe
- Praia de Paulas
- Praia do Ervino
- Praia dos Ingleses
- Praia da Figueira
- Praia do Salão
- Praia do Calixto
Praia de Itaguaçú Ubatuba
Onde se hospedar na cidade de São Francisco do Sul
O melhor lugar para se hospedar em São Francisco do Sul vai depender muito do que você está procurando. Se a ideia é visitar o centro histórico e sua visita é rápida, o ideal é se hospedar dentro do centro histórico mesmo.
Porém, fica como sugestão hospedar-se entre as praias da Enseada, Prainha e Praia Grande. Lá você encontra restaurantes, praias lindas, supermercados e toda a estrutura necessária para que tenha dias bem proveitosos e agradáveis. Sendo na praia da Enseada, já me hospedei no Residencial dos Reis e posso recomendar o local de olhos fechados. Bem localizado, os donos e funcionários super solícitos e de limpeza impecável, além de contar com apartamentos totalmente mobiliados, com cozinha inclusive.
Conclusão
Apesar de São Francisco do Sul ser uma cidade pequena, é rica em história, gastronomia e belezas naturais e tem muitos pontos para se visitar. Contudo um ponto negativo da região é o acesso e o engarrafamento aos finais de semana e feriados. Seja como for vale programar alguns dias para conhecer esse paraíso que tanto tem a nos oferecer. Sem dúvida sempre terei boas lembranças de meus dias neste paraíso!
Veja também:
- Destinos em Santa Catarina – Rota das Cachoeiras de Corupá
- Como planejar uma viagem
- Aplicativos úteis em viagem
- Como funciona um Free Walking Tour
- Dicas para viajar sozinha