Você sabe o que é um Travel Designer? Consultoria de viagem e roteiros personalizados
agosto 10, 2020É possível viajar para o exterior sem falar inglês ou outro idioma?
agosto 30, 2020Está com uma viagem marcada e sua menstruação vai descer nesse período? Veja neste post várias dicas que mulheres viajantes deram para amenizar os sintomas e lidar melhor com esses desconfortáveis dias. Veja também dicas sobre como viajar sozinha e de como planejar uma viagem.
Menstruar durante uma viagem pode até parecer algo corriqueiro ou normal, mas nem todas as mulheres têm essa sorte. Curiosamente já recebi relatos de mulheres que deixaram de viajar por causa disso. Para muitas o período menstrual pode ser tranquilamente conciliado com as viagens, mas a saber há mulheres que inclusive precisam ir à hospitais devido aos sintomas fortes desse período. Enxaquecas, vômitos, cólicas fortes, dor de cabeça, inchaço e diarréia podem ser alguns dos muitos sintomas.
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que eu não sou médica e muito menos trabalho na área de saúde. Os pontos destacados neste texto são sugestões e dicas para auxiliar nestes dias, principalmente se você sofre cada vez que menstrua, mas de forma alguma isso substitui uma consulta médica, principalmente se você tem sintomas fortes a ponto de impactar no seu dia a dia.
Então vamos ao que interessa! Dicas!
Pausar a menstruação na viagem
Esse é um dos principais métodos praticados pelas mulheres durante as viagens.
– Emendar a cartela de anticoncepcional e evitar a menstruação. Para quem é adepta à pílula e não está em uma viagem de longo prazo pode ser uma boa saída.
– Usar métodos como DIU Mirena e Implanon. O DIU mirena é um diu com hormônio de ação local e o Implanon trata-se de um pequeno bastão inserido embaixo da pele. Ambos precisam de orientação médica e sua colocação deve ser feita por um ginecologista. Os dois são métodos de longo prazo e inibem a menstruação.
– Remédios próprios para pausar a menstruação, que são receitados por ginecologistas
Opções sustentáveis
Para quem não pretende pausar a menstruação na viagem, pode optar por opções práticas e sustentáveis. Os absorventes comuns estão perdendo bastante espaço para materiais que geram menos lixos, que são mais sustentáveis, como por exemplo:
- Coletor menstrual: além de poupar espaço em sua bagagem onde você não vai precisar carregar vários absorventes, é algo sustentável e tem sido cada vez mais aceito pelas mulheres, além de ser prático e fácil de usar. Lembre-se sempre de higienizar bem as mãos e o próprio coletor ao fazer a troca, leve sempre álcool em gel e lenços umedecidos para ajudar caso não possa tomar um banho.
- Calcinha absorvente: recebi vários relatos de mulheres que se adaptaram muito bem às calcinhas absorventes e ainda informaram que sua absorção é muito boa. Você pode trocá-la e lavá-la no banho mesmo, reduzindo assim muito o lixo gerado pelos absorventes.
Remédios e medicinas para aliviar os sintomas
Alguns medicamentos ajudam muito a amenizar os sintomas, apenas verifique se o país que você irá visitar tem alguma restrição para entrada de remédios. Geralmente para esses medicamentos comuns não há restrições. Com isso, remédios para dor de cabeça e cólicas são essenciais para o período menstrual durante viagens. Alguns exemplos de remédios que você pode levar:
- Buscofen
- Atroveran
- Buscopan
- Ácido Mefenâmico
Importante: caso você opte por chás ou algum tipo de medicina natural, veja se esse produto é aceito no país que irá viajar, para não ter problemas na imigração.
Alimentação durante o período menstrual em viagens
Sabemos que ter uma rotina e alimentação adequada em viagens é mais difícil, mas tente consumir mais vegetais verdes (como couve e brócolis por exemplo) um pouco antes e durante o período menstrual.
Alimentos oleaginosos como nozes e castanhas ajudam a diminuir o fluxo.
Evite frituras, cafeína e açúcares, principalmente no período da tpm.
Dicas extras para lidar com o período menstrual durante viagens!
Mesmo com todos os cuidados às vezes a situação pode escapar do controle e passar para a roupa por exemplo. Por isso nos dias de fluxo mais forte opte por roupas escuras e ou estampadas. Evite cores claras. Ah, e levar uma calcinha extra na bagagem de mão é uma boa também.
Se você tem um ciclo regrado, use aplicativos para controlar o ciclo menstrual, de preferência algum que te dê um alerta um ou dois dias antes de descer a menstruação. Evitará pequenos acidentes.
Sabemos que dependendo dos sintomas nos sentimos mais indispostas neste dias. Portanto, se possível opte por passeios mais leves e de esforço físico moderado neste período.
Para refletir
Se os sintomas de sua menstruação são tão fortes a ponto de alterar sua rotina e inclusive de fazer você desistir de uma viagem, não hesite em procurar ajuda médica ou até uma segunda opinião médica. Você já parou para pensar que talvez o método contraceptivo que você usa não é o mais adequado para você? Hoje em dia temos muitas alternativas.
No meu caso em especial, eu não posso tomar pílula e nem posso usar nenhum contraceptivo à base de hormônio, pois tenho trombofilia e histórico de embolia pulmonar. Aliás, esse assunto é importantíssimo a ser falado. Você sabia que muitas mulheres nunca poderiam ter tomado pílula? Muitas de nós podemos ter fatores genéticos que predispõem para trombose, como é meu caso, e sequer sabemos disso. Isso inclusive pode levar à óbito ou ter sequelas graves e não é tão raro acontecer, acredite em mim! Depois de passar por essa situação conheci inúmeras outras mulheres que passaram pelo mesmo. Então avalie bem o quanto vale a pena você usar métodos à base de hormônio.
Você pode também pesquisar sobre medicinas alternativas, como por exemplo, medicina chinesa, ayurvédica, terapêutica, etc.
Tem mais alguma sugestão? Deixe um comentário aqui embaixo, ficaremos todas muito gratas!
Desconto em seguro de viagem
Antes de mais nada, não esqueça do seu seguro de viagem! Garanta seu desconto usando este link e o cupom IDASEMILHAS5.