Dicas para viajar para as Filipinas – tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem para as Filipinas!
julho 17, 2020O que fazer em Malaca, na Malásia – roteiro completo!
julho 18, 2020Está difícil de entender a geografia e distribuição das ilhas das Filipinas? O país tem tantas opções de lugares para visitar e tudo parece tão longe um do outro, que assim sendo pode dificultar na definição de seu roteiro. Dessa forma, vou falar um pouco de lugares que vale muito conhecer, como chegar e a melhor forma de montar um roteiro de viagem nas Filipinas.
Antes de tudo, se você ainda não leu esse outro post que fala tudo sobre as Filipinas, recomendo fortemente que o faça. Lá eu explico sobre os deslocamentos nas cidades, deslocamento entre ilhas, moeda, riscos e condições climáticas, estrutura, alimentação, segurança e tudo mais o que você precisa saber sobre esse país.
Sugestão de roteiro de viagem nas Filipinas
Primeiramente tente concentrar as atrações que ficam na mesma ilha e depois ir para outra, para assim economizar com tempo e transporte. E nunca deixe seu roteiro sem folgas. As Filipinas infelizmente sofre muito com condições climáticas, sendo tufões, chuvas fortes, vulcão, e isso pode causar atrasos e cancelamentos nos seus transportes aéreos e marítimos. Conforme comentei em um outro post, visitei as Filipinas em janeiro, época boa, porém da mesma forma peguei dias de chuva e um vulcão entrou em erupção, jogando cinzas e fechando alguns aeroportos por dias! Ou seja, deixe alguns dias de folga em seu roteiro!
Considerando também que os deslocamentos nas Filipinas nem sempre são rápidos e fáceis, recomendo que tenha no mínimo 10 dias para visitar o país. Sugiro consultar o site da 12go.asia para organizar e comprar seus bilhetes.
Voltando a falar sobre roteiro, vamos começar com um dos pontos mais visitados nas Filipinas: a região de Cebu!
Região de Cebu – montando seu roteiro de viagem nas Filipinas
Cebu é uma das principais ilhas das Filipinas e conta com um bom aeroporto em Mactan. Então há grande possibilidade de você vir por esse aeroporto, caso não venha por Manila. A cidade de Cebu em si achei extremamente pobre e não me atraiu muito, mas é um ponto estratégico para deslocamentos. Cebu até pode não ser tudo aquilo, mas o que temos nas redondezas vale muito a pena.
Moalboal
É perto de Moalboal que fica a famosa Kawasan Falls e aqui também que você consegue nadar com cardumes de sardinha e tartarugas. E o que mais gostei é que não há ninguém de fato ganhando dinheiro com esse passeio, as tartarugas e as sardinhas estão nadando livremente na praia de Panagsama Beach, então é só você pegar seu snorkel ir até a praia e esperar que logo você as encontra. Sugiro ao menos dois dias inteiros em Moalboal, um para nadar com as sardinhas e tartarugas e outro para visitar a Kawasan Falls. Inclua uma parada em White Beach, é uma praia de areia clara e mar azul turquesa que fica à 5km da Panagsama Beach.
Oslob
Fica na região de Cebu e é um lugar muito procurado para quem quer nadar com os tubarões-baleia. Eu não conheci esse lugar, pois ouvi versões bem controversas sobre o turismo com esses animais. Na dúvida, prefiro não fazer passeios que envolvam animais.
De Oslob você pode também ir até Sumilon Island.
Sumilon Island
É uma pequena mas paradisíaca ilha perto de Oslob, e geralmente parada de quem faz o mergulho com tubarões-baleia. A ilha pertence a um resort, e com isso apenas uma pequena parte tem acesso liberado.
Panglao
Panglao fica pertinho de Tagbilaran (Bohol), trajeto que dá para fazer com trycicle ou ônibus, por ser apenas 13km de distância entre esses dois pontos. Além também de ser perto de Oslob, de forma que você consegue se locomover de Oslob à Panglao e vice-versa de ferry boat.
Panglao é aquele lugar para você relaxar na praia. A praia de Alona Beach é a mais cheia de turista, mas logo ao lado você encontra Dumaluan Beach, que é maravilhosa, com menos turistas e a água com aquele azul turquesa maravilhoso. De Alona à Dumaluan são 5km. Em Panglao você não vai encontrar aquelas praias com paredão de pedra ao redor como em El Nido e Coron, mas mesmo assim gostei bastante do lugar. Ali mesmo são vendidos alguns tours para visitar regiões próximas.
Bohol
Você sabia que Filipinas vai além das praias? Bohol por exemplo, acaba ficando muitas vezes de fora do roteiro nas Filipinas, e surpreendentemente lá você pode visitar as conhecidas Chocolate Hills. São mais de 1200 montanhas que tem uma forma curiosa, se assemelhando à bombons ou gotas de chocolate, por isso o nome. Infelizmente visitei Bohol em um dia chuvoso, mas mesmo assim o lugar não perdeu sua beleza. Com sol, imagino ser divino.
A estrada até lá é muito bonita também, uma parte dela é conhecida como Bilar Man Made Forest e vale muito dar uma parada para tirar fotos. Além disso, você pode visitar cachoeiras (visitei a Pangas Falls) e o santuário de Tarsiers, o menor primata do mundo. Essa visita aos Tarsiers não recomendo, pois apesar de respeitar o limite dos mini primatas e ter que fazer silêncio absoluto, eles claramente não ficam confortáveis com turistas por lá e você mal consegue enxergar eles. Acho um passeio dispensável, e principalmente porque não apoio turismo com animais. Para quem vai à Bohol, geralmente acaba se hospedando em Tagbilaran.
Puerto Princesa
Além de servir como ponto para ir e vir de algum lugar, você pode fazer o passeio pelos rios subterrâneos (Underground River), que é uma das 7 maravilhas da natureza.
El Nido
Próximo à Puerto Princesa, fica uma das jóias das Filipinas. Eu gostei muito de El Nido. É um lugar mais preparado para o turismo, logo com uma estrutura um pouco melhor. Em El Nido, são oferecidos basicamente 4 tours, o A, B, C e D. Eu fiz o tour C onde visitei Helicopter Island, Hidden Beach, Talisay Beach, Mantiloc Shrine e Secret Beach. É um tour de dia inteiro. Além do tour, fui à Nacpan Beach em um dia e no outro visitei Vanilla e Las Cabañas Beach.
Coron
Tão lindo quanto El Nido porém com menos estrutura, está Coron, paraíso para quem mergulha. Além das belas praias e ilhas, em Coron há vários navios japoneses da guerra naufragados, ou seja é um paraíso para quem mergulha! Apenas um deles é possível ver com mergulho de snorkel, os demais você precisa fazer mergulho de cilindro. Fiz amizade com uma mergulhadora da alemanha e segundo o relato dela, foi o mergulho mais incrível que ela já fez.
Coron tem muitas opções de passeios para escolher. Eu não deixaria Coron de fora em um roteiro nas Filipinas.
Além disso você pode alugar uma moto ou pegar um trycicle e visitar outras atrações em Coron, como Cabo Beach e Maquinit Hot Spring (águas termais salgada).
Não deixe de visitar o Mount Tapyas, que é onde se tem uma vista panorâmica de Coron. Eu não subi até lá e acabei me arrependendo. Certamente se voltar algum dia, irei!
No tour que escolhi fazer em Coron, visitei Kayangan Lake (cartão postal de Coron), Sunset Beach, Skeleton Wreck (navio japonês da guerra naufragado) e mais algumas ilhas próximas.
Siargão
Embora ainda não tão procurado por turistas, Siargão é conhecida por ser um ótimo lugar para surf. Se você pretende fazer aulas de surf, mesmo sendo iniciante, Siargão é o lugar. Recomenda-se ficar uns 4 dias por lá, e se for fazer aulas de surf, pense em ao menos 6 dias.
Boracay
Bastante frequentada por turistas, Boracay é conhecida pelas praias de areias brancas e mar azul turquesa, como de costume nas Filipinas (difícil ver praia feia lá né gente!). É um lugar para aproveitar a praia em si. À noite, Boracay tem muitas opções de barzinhos. Há quem diga que é um dos lugares mais bonitos das Filipinas. Todavia como eu queria algo mais tranquilo, optei por outros lugares em meu roteiro nas Filipinas e não visitei Boracay.
Quanto tempo ficar em cada um destes lugares – Roteiro nas Filipinas
Roteiro é algo muito pessoal e vai do gosto de cada um. Contudo vou sugerir aqui o tempo que acho o mínimo para você ficar nesses lugares citados, com base na minha experiência viajando pelas Filipinas e em relatos de outros viajantes. Aqui vamos falar de dias INTEIROS. Dias de deslocamento conte à parte, e como já comentei, procure não marcar passeios nos dias de deslocamento, reserve esse dia somente para isso.
- Bohol: 2 dias
- Panglao: 3 dias
- Oslob e Sumilon: 2 dias
- Moalboal: 3 dias
- Puerto Princesa: 2 dias
- El Nido: 3 dias
- Coron: 3 dias
- Siargão: 4 dias
- Boracay: 3 dias
Essa são minhas sugestões. Nunca recomendo que fique apenas 1 dia em um lugar, pois por menos atrações que tenha, qualquer imprevisto com apenas 1 dia no lugar já irá atrapalhar todo seu roteiro de viagem. Além disso, não esqueça dos dias para deslocamentos e as condições climáticas do país!
Qual foi o meu roteiro de viagem nas Filipinas e como fiz a locomoção entre um lugar e outro
Em suma, meu roteiro nas Filipinas foi: Cebu – Bohol – Panglao – Coron – El Nido – Puerto Princesa e Moalboal.
Cheguei nas Filipinas vindo de Singapura, via aéreo até Cebu e os translados internos foram feitos da seguinte forma:
- Cebu à Bohol: fiz via ferry boat (necessário ir até Tagbilaran que é onde as pessoas acabam se hospedando).
- Bohol à Panglao: fui de trycicle (aquela mistura de moto com tuk tuk), os lugares são bem pertinho um do outro.
- Panglao à Coron: me desloquei até Cebu novamente via ferry boat e de lá peguei um vôo até Coron.
- Coron para El Nido: ferry boat
- El Nido até Puerto Princesa: ônibus
- Puerto Princesa à Moalboal: novamente voei até Cebu e depois fui de ônibus até Moalboal.
Depois de Moalboal, retornei de ônibus para Cebu e de lá peguei meu vôo para a Indonésia.
Conciliando Filipinas com outros destinos na Ásia – roteiro de viagem nas Filipinas e outros países da Ásia
É bastante comum Filipinas ser parte de um roteiro de viagem com algum outro país da Ásia. Se esse é seu caso, recomendo a leitura destes posts:
Conclusão
Filipinas tem uma infinidade de lugares para conhecer, e para quem mergulha é um paraíso. Fiz um roteiro de viagem para as Filipinas de acordo com meu gosto e adorei todos os lugares que conheci. Minha única decepção foi ir para Chocolate Hills e começar a chover. Não mudaria nada em meu roteiro, mas se tivesse mais tempo incluiria Siargão e faria o Underground River tour em Puerto Princesa.
Mesmo com todas essas dicas de roteiro de viagem nas Filipinas, está difícil fechar sua viagem?
Saiba que para isso posso te oferecer meus serviços de consultoria e roteiros personalizados. Saiba mais aqui!
Viaje para as Filipinas com tranquilidade
Filipinas é um país com pouca estrutura e muita pobreza. Com isso, aconselho a nunca viajar para Filipinas sem um bom seguro de viagem. Temos parceria com a Seguros Promo, onde você ganha desconto na contratação do seguro, consegue comparar preços e coberturas das principais seguradoras e ainda ajuda esse blog a se manter. Pegue aqui seu desconto e depois me conte como foi sua viagem!