Rota das Cachoeiras de Corupá – SC: como chegar e dicas
julho 16, 2020Roteiro de viagem nas Filipinas
julho 18, 2020Está planejando viajar para as Filipinas e tudo parece muito confuso? Esse post vai te ajudar com dicas com tudo o que você precisa saber para viajar para as Filipinas e como montar seu roteiro de viagem e como se locomover nesse esse país que tem mais de 7000 ilhas!
Viajar para as Filipinas vale a pena?
Quando pensamos em Filipinas logo vem aquele pensamento de ser tão longe, tão distante. E realmente é! Não vou negar e dizer para vocês que não é cansativo a viagem até qualquer país do sudeste asiático, mas ao longo deste post você vai ver que vale muito a pena e ainda vou dar dicas de como deixar a viagem menos cansativa! Além disso tem como olhar essa próxima foto e achar que não vale a pena?
Onde fica Filipinas e como chegar até lá
As Filipinas é um país formado por mais de 7000 ilhas, com forte influência espanhola e se localiza no sudeste asiático bem lá do outro lado do mundo, próximo à Malásia, Vietnã e Indonésia. Não existe vôo direto para as Filipinas, e a viagem é longa. Geralmente é necessário ao menos duas conexões para chegar do Brasil até as Filipinas.
Você pode conciliar uma viagem para as Filipinas junto com outro país do sudeste asiático, como por exemplo Tailândia, Vietnã, Malásia ou Indonésia. Caso a ideia seja visitar somente as Filipinas, fica aqui algumas sugestões para tentar economizar e deixar a viagem menos cansativa.
Stopover
Para que sua viagem não fique tão cansativa, você pode tentar um stopover. Ou seja, um vôo com uma parada mais longa no país de conexão, dessa forma você além de descansar mais, pode conhece também outro destino. Veja com a companhia aérea essa opção ou ao pesquisar o vôo pegue algum com uma conexão bem longa, com mais de 24 horas de preferência.
Como economizar em uma passagem para viajar para as Filipinas
Caso o valor de uma passagem até as Filipinas esteja muito alto, você pode comprar uma passagem até outro país na Ásia que costume ter promoções e comprar separado a passagem deste país até as Filipinas. Lembre-se de nesse caso, considerar uma conexão longa, já que você vai comprar passagens separadas, de forma que qualquer atraso no primeiro vôo não impacte no segundo vôo. Geralmente os vôos para Bangkok (Tailândia), Kuala Lumpur (Malásia) e Singapura costumam ser mais baratos e ter promoções.
Ou seja, você compra por exemplo um vôo de São Paulo para Bangkok, fica um dia (ou até mais) e conhece Bangkok e depois pega um vôo separado para Filipinas. Coloque todos os valores na ponta do lápis para ver se terá uma real economia.
Seu vôo para Filipinas provavelmente irá para a capital Manila. Você pode ver se há opção de vôo direto para Cebu (Mactan), dessa forma evita passar pela caótica capital do país.
Como se locomover em uma viagem para as Filipinas
Conforme disse anteriormente, as Filipinas tem mais de 7000 ilhas. Isso acaba deixando os deslocamentos entre ilhas mais complicado. Geralmente você precisará de vôo ou barco para se locomover nas Filipinas. De uma cidade à outra, há opção de ônibus. Recomendo verificar as opções de deslocamento e fazer a compra pelo site da 12go.asia, certamente o melhor para compra de bilhetes de transporte na Ásia.
Deslocamentos x condições climáticas
Outro fator a considerar quando estiver planejando seu roteiro para as Filipinas, é que o país sofre bastante com condições climáticas e é constantemente vítima de desastres naturais, tufões, fortes chuvas e etc. Eu fui em janeiro, justo quando um vulcão entrou em erupção e fechou os aeroportos por dias! E duas semanas antes havia passado um tufão por lá. Como eu tinha bastante folga no roteiro, não tive problemas. O que eu quero dizer com isso tudo? Não deixe seu roteiro sem folga!
Imagina seu ferry boat não sair por condições climáticas e comprometer todo o resto da sua trip? Ninguém quer isso né? Então viaje para as Filipinas com aquela folga para riscos. Prefira conhecer menos e melhor os lugares do que colocar em risco uma viagem planejada com tanto carinho.
Outra super dica: pelos mesmos motivos citados acima, evite chegar na cidade que você tem seu vôo de regresso para o Brasil por exemplo ou para outro país que vá viajar, no mesmo dia. Tente estar na ilha da cidade que sai o vôo com antecedência. Por exemplo, se seu vôo vai sair por Cebu, que tal deixar as praias dessa região para o final e assim evitar atrasos por não conseguir chegar via aéreo e barco? Se isso não for uma opção, programa-se para chegar na cidade onde sairá seu vôo com bastante tempo de antecedência.
Como se locomover dentro das cidades nas Filipinas
Cada lugar tem um meio de locomoção para utilizar. Para se locomover dentro das cidadas nas Filipinas você pode contar com Uber, Grab, Táxi, os trycicles (esses são similares aos tuk tuk), e com os jeepney, que são os populares ônibus locais. Curiosamente os jeepneys são antigos jipes utilizados em guerra que depois de reformados foram transformados em transporte público nas Filipinas, e esse modelo de transporte se manteve e é muito popular por lá. Nas praias e cidades menores sem dúvida uma moto vai ser sua grande parceira, caso você pilote. Além de ser barato, é super prático usar moto na Ásia.
Em uma viagem para as Filipinas e Ásia em geral, sugiro já baixar o aplicativo do Grab. O Grab funciona como o nosso Uber, e é muito utilizado na grande maioria dos países do sudeste asiático. Que saber quais os aplicativos eu uso nas viagens e sugiro que você use? Confere esse post aqui.
Idioma e hospitalidade dos Filipinos
Você se comunica facilmente com o inglês nas Filipinas, pois é a segunda língua deles. Os Filipinos aprendem inglês desde criança, então não terá problemas com comunicação se você souber o básico de inglês.
Além disso, eles são um povo extremamente hospitaleiros. Gostam de um bom papo e sempre querem ajudar. As crianças ficavam tão felizes quando me viam, que era até engraçado. As mulheres são muito simpáticas e acham o máximo nós viajando sozinhas. Assim como me faziam muitas perguntas e sempre queriam puxar conversa. Os homens são respeitosos mas tentam passar aquela conversinha. Mas nada ofensivo e nem abusivo. Os filipinos sempre me chamavam de madam (madame), para mim soava estranho mas para eles é uma forma de respeito.
E a saber, eles adoram um karaokê! É muito comum você passar em frente as casas e ver eles cantando, isso a qualquer hora do dia.
A curiosidade das crianças sobre nós turistas A simpatia e alegria do povo filipino
Segurança e pobreza
Certamente essa é a parte mais triste de ir para as Filipinas: a pobreza que você verá. O país tem pouca estrutura e não espere muito das hospedagens. É tudo muito simples por lá. A Internet é terrível, acredito que a pior de todos os países que já visitei. Fora da zona turística as cidades como Cebu por exemplo, me pareceu um pouco perigosa, embora eu não tenha passado por nenhuma situação de medo por lá, mesmo viajando sozinha. Eu não cheguei a conhecer e nem passar por Manila, mas a cidade tem fama e vários relatos de ser perigosa.
Apesar de tudo isso, eu fiquei quase 30 dias nas Filipinas e não passei qualquer situação que sentisse medo. Muito pelo contrário, me senti bastante segura. Porém eu evitava sair sozinha à noite e vale lembrar sempre dos cuidados básicos, isso em qualquer lugar do mundo. E além de ter tido uma estadia muito tranquila por lá e apesar de todo a pobreza, o povo das Filipinas é muito alegre! Estão sempre sorrindo apesar da vida dura que eles tem.
Visto para as Filipinas
Brasileiros não precisam de visto para entrar nas Filipinas e pode-se ficar até 59 dias lá. Lembre-se sempre de consultar a informação atualizada, sugiro sempre verificar no site do Itamaraty.
Melhor época de viajar para as Filipinas
O clima nas Filipinas é sempre uma surpresa. Eu fui em época de seca e ainda assim peguei muitos dias de chuva. De qualquer forma a melhor época para visitar as Filipinas é de novembro à maio, que é a época de seca.
Moeda
A moeda utilizada nas Filipinas é o peso Filipino. Não leve real, pois você não conseguirá trocar lá por pesos. Sempre que viajar procure levar dólar ou euro. Pouquíssimos países aceitam real nas casas de câmbio e quando aceitam geralmente a conversão não é boa.
Alimentação
Eu particularmente não gostei muito da comida das Filipinas. Eles comem muito arroz, e o que eu mais vi por lá foi pratos contendo basicamente arroz e pedaços de carne frita, isso inclusive no café da manhã. O arroz geralmente era sem sal.
Contudo o Pancit eu gostei bastante. Trata-se de um macarrão de arroz misturado com legumes e pedaços de carne. Muito saboroso!
Além disso, você encontra facilmente refeições nos próprios McDonalds, 7 Eleven e Jolibee, esse último é uma franquia de fast food muito conhecida por lá, onde a especialidade são os frangos.
Café da manhã típico Filipino: arroz, ovo e carne com alho Almoço no McDonalds
Agora se você quer provar algo exótico e muito tradicional nas Filipinas, arrisque-se no balut. É um ovo de pato com os embriões já desenvolvido. Eles comem com o bicho inteiro dentro. Eu sempre ouvia que viajar para as Filipinas só seria uma experiência completa ao comer o tal do balut. Eu não tive coragem!
Em contrapartida a cerveja típica deles, a San Miguel, eu gostei muito. Outra cerveja bem popular por lá é a Red Horse, também boa. Recomendo!
Roteiro de viagem nas Filipinas
Chegamos até a parte mais crítica de montar uma viagem para as Filipinas. Considerando todos os pontos que comentei sobre como se locomover nas Filipinas, sugiro que nos dias de deslocamento você não planeje outras atividades em seu roteiro.
Filipinas tem lugares para todos os gostos. O meu roteiro nas Filipinas foi: Cebu, Bohol, Panglao, Coron, El Nido, Puerto Princesa e Moalboal.
Além disso, você pode pesquisar sobre Siargão, Boracay, Oslob, que são lugares muito bonitos também. Lembrando que as Filipinas tem muitas opções além dessas que estou citando, mas aqui estou citando os lugares que posso recomendar por minha experiência e relatos de outros viajantes.
Neste outro post eu falo mais detalhadamente sobre roteiro de viagem nas Filipinas, e tem também detalhes do meu roteiro, as atrações que visitei e quanto tempo fiquei em cada lugar? Além disso detalho como fiz para me deslocar de um lugar para o outro, certamente vai te ajudar a montar seu roteiro para viajar para as Filipinas.
Quer desconto em seguro viagem?
Já imaginou estar do outro lado do mundo e não ter assistência caso ocorra algum problema? Definitivamente nunca viaje sem seguro! Veja neste post dicas sobre como contratar um seguro de viagem. Clique aqui para comparar preços e coberturas de seguro de viagem. Comprando através deste link além de ganhar desconto você ajuda este blog a se manter!