Quer viajar mas não tem passaporte? Você sabia que nós brasileiros podemos viajar para vários países vizinhos sem passaporte? Logo, o fato de não ter um passaporte não é um impeditivo para colocar o pé na estrada! Além da facilidade, você ainda economiza com passagens e com a emissão de passaporte. Quer saber mais dicas para economizar em viagens? Confere esse post aqui do Mundo Viajante.
Veja aqui uma lista de países para viajar sem passaporte e países que tampouco exigem visto para brasileiros além de algumas sugestões do que visitar em cada um deles. Porém há alguns pontos a serem avaliados antes de sair comprando uma passagem para esses países. Veja também destinos baratos para viajar em novembro do blog Tour in Foco.
Antes de comprar sua passagem para um país que não exige passaporte, veja os pontos abaixo, que são muito importantes:
Agora vamos a falar da parte boa! Afinal, quais são os nossos países vizinhos que não exigem passaporte e podemos viajar somente com o RG?
A Argentina está logo ao lado, principalmente para quem mora no sul. O país tem opções para todos os gostos. Você sabia que a terceira maior geleira do mundo está na Argentina? Estou falando de Perito Moreno, um dos lugares mais surreais que já tive a oportunidade de conhecer. Além de toda a exuberância da região da Patagônia Argentina, os vinhedos e o charme de Buenos Aires estão à sua espera, e somente com seu RG.
País dono do maior deserto de sal do mundo, do famoso e enorme Lago Titicaca e de uma cultura ímpar, também não exige passaporte para entrarmos. É fato que a estrutura do país não é lá das melhores, e você pode passar uns perrengues para visitá-lo, mas ver o Salar do Uyuni e a cultura deles com seus próprios olhos vale todo o perrengue.
Um dos meus países queridinhos, onde já fui 3 vezes e voltaria sempre! O Chile é um país super organizado e também dono de paisagens incríveis. No Chile você pode conhecer a Patagônia Chilena e suas várias trilhas, com destaque para o monte Fitz Roy e Torres del Paine, assim como pode conhecer o deserto do Atacama, sendo o deserto mais árido do mundo, ver o incrível Cajon del Maipo, escalar vulcão, esquiar e conhecer a bela capital Santiago. Sem falar na curiosa Ilha de Páscoa. Além de toda variedade de opções para visitar, considero um país muito organizado e seguro principalmente para mulheres que pretendem viajar sozinhas para lá.
San Andrés e seu mar de sete cores, Bogotá e sua catedral de sal, a charmosa cidade de Medellín com seu clima de eterna primavera, Ilha Providencia, Parque Tayrona, mar de caribe, muita música, salsa e cores! Tudo isso na Colômbia e sem passaporte! Porém, mulheres, vale um alerta, o assédio na Colômbia é bem cansativo, principalmente quando viaja-se sozinha para lá. Nada agressivo, mas constante e cansativo. Mas para viajar para a Colômbia lembre-se do que comentei logo ao início deste post, veja onde seu voo para a Colômbia fará conexão e se esse país de conexão exige visto ou passaporte.
Um dos poucos países vizinhos que eu Luisa ainda não conheci, mas que ganha muitos elogios de quem o visita, é o Equador. Dono de Galápagos e da incrível Quito, vulcões e muitas paisagens, o Equador também não exige visto de nós Brasileiros.
Não só de compras vive o Paraguai. Você sabia que lá há muito mais que isso para visitar, e somente de posse de seu RG? Diante disso está na minha lista de desejos voltar ao Paraguai, mas desta vez a turismo e não para compras. Que tal dar uma chance para esse nosso vizinho, conhecer sua capital, ruínas e suas belezas naturais?
Visitar uma das sete maravilhas do mundo sem precisar de passaporte? Sim, no Peru você pode visitar as ruínas de MachuPicchu que faz parte das 7 maravilhas do mundo moderno, as instigantes Linhas de Nazca, cemitério de múmias ao ar livre, praticar esportes radicais em Arequipa, visitar Pampachiri que é uma vila parecida com a dos Smurfs, conhecer Huaraz e suas trilhas, a montanha de sete cores e a vibrante cidade de Cusco. Dá para fazer um post enorme somente de atrações para visitar no Peru!
A fofa cidade de Colônia del Sacramento em contraste com a riqueza de Punta del Leste estão no Uruguai. Além disso, bons vinhos e o famoso doce de leite do país podem fazer parte de uma viagem para o Uruguai. Um país organizado e que surpreende a muitos, tem fácil acesso para nós e também é possível viajar para lá sem passaporte.
Primeiramente sabemos que a situação da Venezuela não está nada bem e que não é muito aconselhável o turismo por lá no momento atual. O que é uma pena, pois vocês já viram as praias da Venezuela? São lindas! Mar de caribe com aquele tom de azul turquesa e praias de areias brancas. Sim, essas são as praias da Venezuela. Sem contar que o acesso ao Monte Roraima se dá pela Venezuela e é deles também a ilha de Los Roques. É um desejo constante meu que as coisas melhorem para esse nosso país vizinho e que volte a ser um ponto de turismo. E como já é de se esperar deste post, dá para viajar para a Venezuela sem passaporte!
Acredito que ficou claro que dá para viajar para países incríveis e sem passaporte! A América do Sul tem um conjunto de belezas e tantas opções de turismo que é difícil outro continente ter. Valorizemos nosso continente, aproveitemos as facilidades tanto de documentação, preços e logística e que tal conhecer melhor nossos países vizinhos?
Veja também aplicativos úteis em viagens.
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva entre os blogs Mundo Viajante, Idas e Milhas, Blog Tour in Foco.
2 Comments
Achei legal você compartilhar os pontos importantes que devemos verificar antes de marcar a viagem, principalmente em relação as conexões que acabamos esquecendo.
Que lugares incríveis para se visitar. E sem passaporte.
Desses lugares quero muito conhecer o Chile e o Peru.
Se Deus quiser, 2021 será muiiiiittoooo melhor que este ano e poderemos voltar a turistar por aí.