Glaciar Perito Moreno como ir e como visitar
julho 4, 2020Tempestade de areia e chuva no Deserto de Thar
julho 7, 2020A ideia de viajar sozinha pode parecer um pouco assustadora ou perigosa para você? Está morrendo de vontade de viajar mas não sabe se é seguro? Como viajar sozinha pela primeira vez? Perigo, solidão, por onde começar? Essas são as principais perguntas que recebo pelas minhas redes sociais. Assim, espero que este post te ajude a esclarecer e pegar aquele empurrãozinho que muitas vezes a gente precisa.
Eu devia levar uma câmera para gravar a reação das pessoas quando falo que viajo sozinha ou com desconhecidos. Dos 25 países que visitei, 13 deles foi sozinha e os outros com pessoas de grupo de mochileiros que encontrei na internet. Ou seja, desconhecidos (que na maioria das vezes acabaram se tornando amigos).
Mas você vai sozinha? Não acha perigoso? Como você vai fazer para se virar sozinha? E se quiserem te trocar por camelos? O que seus pais falam disso? Mas você não tem amigos? E se esse desconhecido for um psicopata?
Minhas experiências viajando sozinha ou com desconhecidos
O meu primeiro mochilão em 2014 eu fiz com 3 pessoas que conheci pela internet. Nos encontramos no aeroporto e passamos 30 dias viajando juntos. Quatro desconhecidos viajando juntos! Poderia ter dado tudo errado? Sim, poderia. Porém o que aconteceu é que nos tornamos amigos e mantemos contato até hoje!
Já a minha primeira viagem sozinha foi para Florianópolis, cidade próxima de onde eu morava. Depois disso não parei mais. E a primeira viagem internacional sozinha foi para o Uruguai. E aí ganhei o mundo, quando percebi já estava encarando até a Ásia e Oriente Médio sozinha.
Acredito que ir para a Índia foi o maior desafio. Eu quase desisti da viagem por conta de medos e do que os outros falavam. Até que em um grupo do Facebook acabei conhecendo uma brasileira que morava na Índia, a qual super me encorajou para não desistir da viagem. No fim, acabei indo sozinha mesmo mas logo fiz amizade por lá. Continuei minha trip com outras duas meninas. Como resultado disso tudo, a Índia foi a viagem mais incrível e marcante que eu já fiz!
Mulheres de outras nacionalidades viajando sozinhas
O fato é que em pleno século XXI uma mulher viajar sozinha não deveria ser motivo de surpresa e espanto. Porém a notícia boa é que hoje muitas mulheres colocam o pé no mundo sozinhas, na cara e na coragem! Muitas mesmo! E a quantidade de mulheres viajando sozinhas eu acho ser muito superior a quantidade de homens que viajam sozinhos. Ao menos foi o que constatei de acordo com as pessoas que conheci pelo caminho. Pode ter certeza que você vai aprender muita coisa bacana e fazer muita amizade com mulher viajando sozinha!
Mas afinal, viajar sozinha é perigoso?
Não dá para desprezar o fato de que em alguns países você precisa ter alguns cuidados a mais, principalmente com vestimentas, evitar lugares vazios e sair sozinha pela noite por exemplo. Infelizmente sempre teremos que ter mais cuidado e atenção do que os homens. Afinal, o mundo ainda não trata as mulheres com o respeito que deveríamos receber. Mas não radicalize tanto, leia as dicas que vou te passar logo abaixo e veja que as coisas podem ser mais tranquilas.
Já fiz muita amizade com estrangeiras e brasileiras também, e inúmeras vezes você cria muita afinidade por diversas ocasiões em comum que nós mulheres passamos. Algumas começaram a explorar o mundo depois de romper relacionamentos abusivos, outras simplesmente pela aventura e curiosidade, por trabalho, estudo e por aí vai. Eu acho incrível essa conexão que acabamos fazendo!
E se eu já passei por alguma situação de medo? Óbvio! Da mesma forma que já passei por situações de medo viajando em grupo ou até mesmo na cidade onde eu moro.
É claro que pode sim ter aquela situação que vão te cantar na rua. Ou que você vai ouvir comentários e risos e você sabe que é para você. Algumas situações irritam de fato, mas isso acontece também muito no Brasil, vamos combinar!
Viajar sozinha é solitário?
Eu particularmente gosto muito de viajar sozinha. E sempre acho que ficamos mais receptíveis para fazer novas amizades quando estamos sozinhas do que quando estamos em grupo. Porém isso é um gosto muito pessoal de cada um. Tem mulher que não gosta de viajar sozinha, e isso é totalmente aceitável e entendível. Mas se você leu esse post até aqui, acredito que está em busca de informação e de relato de mulheres que já viajaram sozinhas!
Viajar sozinha é um exercício de autoconhecimento e amor próprio. É você entender que é possível, que você tem capacidade para tal, e sentir orgulho por estar superando um tabu. É estar de bem consigo mesma. É fazer as coisas que você tem vontade, no tempo e na hora que você quer, sem ter que negociar com mais ninguém. Mas também é uma baita responsabilidade, pois a viagem está toda nas suas mãos. E não pense que você estará sempre sozinha, certamente você vai fazer muitas amizades, a não ser que realmente queira ficar sozinha todo o tempo. É uma decisão sua.
Porque eu viajo sozinha?
Já escutei muitas vezes também a pergunta: Luisa, mas você não tem amigos? Claro que tenho! Mas eu não deixo de fazer uma viagem porque não tenho companhia.
Eu viajo sozinha porque eu gosto, simples assim. Mas tudo começou quando eu tinha vontade de viajar e nem sempre encontrava companhia. Decidi que isso não iria fazer meu sonho de conhecer novos lugares ficar para trás. Então comecei a viajar por cidades vizinhas e quando me dei conta estava indo para a Ásia, Europa, América e Oriente Médio sozinha.
Luisa, mas então você não gosta dos seus amigos ou não gosta de viajar com eles, certo? Errado. Viajar com amigos é muito bom também. Só é importante que ambos tenham uma boa convivência e tenham objetivos parecidos na viagem, para que a viagem não se transforme em um transtorno e brigas constantes. Contudo todo mundo deve ter a oportunidade de uma viagem em “carreira solo”. Todo mundo precisa de um tempo para si mesmo. E tem sim aquele momento que você está viajando sozinha e queria muito um amigo do lado para poder dividir tudo o que você está vivendo. Acontece!
Dicas para viajar sozinha
Se você não sabe por onde começar e como tomar coragem, recomendo fortemente que comece viajando por poucos dias e para lugares próximos de onde você mora, para ir pegando segurança aos poucos. Pegue um final de semana ou feriado prologado e vá para algum lugar que goste. Assim você vai sentindo se gosta de viajar sozinha e o quão segura e feliz fica com isso. Aos poucos você vai entendendo seus gostos e seus limites.
Dicas práticas
- Leia muito sobre o lugar que você quer visitar. Veja se o país é seguro, o quanto eles respeitam as mulheres, e procure relatos de mulheres que já foram para tal lugar e veja o que elas sugerem de cuidados para tal lugar. Leia até sentir-se confiante para esse destino.
- Evite voos que cheguem no destino à noite. Principalmente porque na chegada você ainda não conhece nada da cidade, se é perigosa ou não, e como se locomover em tal lugar.
- Use calça ou saias compridas em translados longos. Eu dificilmente uso shorts ou saia curta em translados longos. Não vamos aqui entrar no mérito de que podemos usar a roupa que tivermos vontade. Podemos sim, mas é só uma dica para evitar situações constrangedoras num país ou local desconhecido. Mesmo quando fui a lugares muito quentes, optei por uma calça leve nos transportes.
- Leia sobre os costumes locais e como as mulheres do país que você vai visitar se vestem e como se comportam. Tente não causar com roupas inadequadas para o lugar. Isso não quer dizer que você precisará usar burca ou roupas desse tipo nos países muçulmanos por exemplo, mas será melhor se evitar roupas curtas, muito justas ou decotes.
- Nunca duvide de sua intuição. Deu medo, pense duas vezes, volte atrás, peça ajuda. Apenas não confunda intuição com excesso de zelo.
- Não aceite bebida de desconhecidos em festas. Básico né? Até mesmo se você estiver na sua cidade.
- Cuidado com os taxistas. Prefira uber ou transporte coletivo. Não somente pela questão da segurança, mas para evitar cair em furada, de te cobrarem um valor que não era o acordado, te levar a outros lugares, ou ainda a forma mais fácil de arrancar dinheiro de turista: dando voltas pela cidade para tornar o trajeto mais longo e deixar a corrida mais cara. Já tive problemas com taxistas e conheço várias pessoas que também tiveram. Dava para escrever um livro com todas as histórias que já passei e já ouvi. Claro que não dá para generalizar. Então se puder opte por um transporte que você sabe o quanto vai pagar.
- Evite dar muita importância à comentários que te desestimulem ou façam você ficar com medo, principalmente vindo de pessoas que não viajam. Procure relatos de mulheres que viajam, elas geralmente são muito sinceras. Nada melhor do que alguém que tem conhecimento de causa para te passar mais segurança.
Tudo isso pode parecer besteira. Mas são pequenos cuidados que podem te garantir mais sossego.
Não deixe de viajar sozinha
Independente de qualquer coisa, viajar sozinha é um exercício de autoconhecimento. É aprender a se amar e ver que você tem sim capacidade para se virar sozinha. Não abra mão dos seus sonhos simplesmente porque você não tem ninguém para te acompanhar. Não está segura para ir para determinado destino? Ok, mude a rota e deixe que a confiança venha aos poucos.
Vai viajar sozinha? Não esqueça seu seguro de viagem!
Conforme citei acima, viajar sozinha também é uma baita responsabilidade. E pode ser muito mais pesado se você estiver sozinha, precisar de assistência e não tiver. Veja aqui neste post algumas dicas de como contratar seu seguro de viagem. Além disso, neste link você consegue um bom desconto no seu seguro e me ajuda a manter esse blog! Vamos nos ajudar?
Outros posts que podem te ajudar
Precisa economizar? Precisa de mais dicas? Sugiro a leitura desses outros posts do blog, que falam sobre viagens de baixo custo, aplicativos úteis e várias outras dicas.
- Como lidar com o período menstrual nas viagens
- Como conseguir hospedagem de graça pelo mundo? https://idasemilhas.com.br/couchsurfing-o-que-e/
- Tours a base de gorjeta pelo mundo: https://idasemilhas.com.br/free-walking-tour-o-que-e-e-como-funciona/
- Aplicativos úteis em viagens: https://idasemilhas.com.br/aplicativos-para-viagem/
- Aqui em destinos você encontra várias dicas práticas de alguns dos lugares que já visitei!
Consultoria e roteiros personalizados
Se além de todas essas dicas você ainda precisa de uma ajuda profissional para tirar sua viagem do papel, pode contar também com meus serviços de consultoria e roteiros personalizados. Clique aqui para saber o que é cada um destes serviços.
Quero ouvir seu relato
Se esse post te ajudou e te encorajou a viajar sozinha, fique a vontade para me escrever. Deixe seu comentário aqui, ficarei muito feliz em saber que estou conseguindo responder várias dúvidas e ajudar a mulherada a viajar! Me conta aqui se você já viaja sozinha e como foi sua primeira viagem!
E a propósito…alguém sabe quanto vale um camelo?